UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Elite: único brasileiro a vencer uma etapa da Volta da França, Mauro Ribeiro ganhou medalha de bronze no Pan de 1983, em Caracas, na disputa de perseguição por equipes, ao lado de Hans Fischer e Antonio Hunger. Os Estados Unidos ficaram com ouro, e Cuba, com a prata.
  • Na espera: o ciclismo feminino só estreou no Pan nos Jogos de Indianápolis-1987, 36 anos depois de os homens começarem a competir no evento. Na ocasião, apenas três países ganharam medalhas nas três provas disputadas: EUA com três ouros e duas pratas, Canadá com uma prata e um bronze e Cuba com dois bronzes.
  • Sozinho: paulista Anésio Argenton foi o único brasileiro a conquistar um ouro na história do Pan. Ele foi o mais rápido na disputa do quilômetro contra-relógio nos Jogos de Chicago-1959. Quatro anos mais tarde, em São Paulo, ficou com o bronze. Essa também foi a primeira medalha do país modalidade nos Jogos.
  • Pioneira: Janildes Fernandes foi a primeira mulher brasileira a subir ao pódio no Pan – em Winnipeg-1999, com um bronze na prova de estrada.Ela também ganhou a prata em Santo Domingo-2003 e ainda está escalada para competir neste ano no Rio.
  • Aderência: como fazem os nadadores, os ciclistas também depilam o corpo. A diferença é que, no ciclismo os atletas são obrigados a raspar braços e pernas, para facilitar o atendimento médico em eventuais acidentes.
  • Farra do doping: ao lado do levantamento de peso, o ciclismo é o esporte em que mais atletas usam substâncias proibidas para melhorar o rendimento.