UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Roberson Figueiredo Silva

Data e local de nascimento:
23/01/1973, em Curitiba (PR)

Peso/Altura:
69kg / 1,70m

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sexto lugar na perseguição por equipes e oitavo na corrida por pontos

Robinho

Roberson Figueiredo, o Robinho, fez sua estréia nos Jogos Pan-Americanos aos 34 anos e longe do habitat no qual conviveu durante dois terços de sua veterana carreira - a estrada. No Rio, ele participou da prova por pontos na pista e da perseguição por equipes.

Na perseguição o quarteto, que ainda tinha Alex Arseno, Hernandes Quadri Jr. e Morcegão, não conseguiu ficar entre os quatro melhores nas eliminatórias de ciclismo 4.000 metros perseguição por equipe, e ficou fora das finais no Complexo do Autódromo. Com o tempo de 4min28s665, o time ficou em sexto. Na prova por pontos, Robinho também não obteve um bom resultado e ficou em oitavo lugar.

"Nunca me interessei muito em pegar a seleção. Corro há 18 anos e fiquei um pouco afastado disso.", afirmou antes de ir competir no Pan. Mas esse afastamento não foi por falta de vontade. Mas se deveu a uma conjuntura que perdura até hoje no país.

"Sempre houve uma disputa muito cerrada na estrada. E quando você vai competir nos Jogos, não terá de abrir mão só de uma semana, mas, sim, de meses para se preparar para esse tipo de competição. E são meses de campeonatos que você perde por sua equipe, é algo complicado", disse.

Ao mudar de time neste ano, de São José dos Campos para São Bernardo, Robinho viu uma chance de se aproximar da seleção. Em um setor com menos competitividade. A pista, contudo, não é algo totalmente novo para o experiente atleta. "Meus primeiros seis anos de ciclismo foram no velódromo, depois que passei 12 na estrada", disse o curitibano, que começou a se preparar em março para o Pan.