UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ricardo Alexandre Pscheidt

Data e local de nascimento:
07/09/1980, em São Bento do Sul (SC)

Peso/Altura:
1,76 m / 68 kg

Residência:
São Bento do Sul (SC)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar

Ricardo Pscheidt

Por curiosidade, Ricardo Pscheidt descobriu sua facilidade e habilidade para pedalar. De origem pobre, o ciclista catarinense começou a se interessar por bicicletas aos 16 anos. Na época, a "magrela" lhe servia para tudo. Era seu transporte para o trabalho, para a escola e também seu meio de diversão.

"Como era de família humilde, a bicicleta era uma das poucas formas de diversão. Gostava de andar em trilhas e, como sou de uma cidade interiorana, usava sempre a bicicleta para tudo", conta o ciclista, natural de São Bento do Sul, cidade próxima a Joinville.

Em 1997, a cidade de Pscheidt recebeu uma etapa do campeonato estadual de mountain bike. Então, sem grandes objetivos, ele decidiu se inscrever. "Resolvi participar para ver como era, por curiosidade mesmo. Competi e ganhei a corrida", recorda o catarinense.

O resultado surpreendente fez com que outros atletas de São Bento do Sul convidassem Pscheidt a se dedicar mais ao ciclismo e a participar das próximas corridas de mountain bike na região. "Desde ali não parei mais", diz ele, que passou a dividir os estudos e o trabalho com a nova paixão.

Apesar do crescente interesse, contudo, o catarinense demorou a focar todas suas atenções sobre o ciclismo. "Tinha uma família para sustentar e não podia ficar sem fazer direito nenhuma das duas coisas", relembra Pscheidt, na oportunidade trabalhando como mecânico em uma fábrica de móveis.

A rotina prosseguiu por muitos anos até que, em 2006, a chegada de um patrocínio permitiu que o mountain bike se tornasse prioridade total para o ciclista. E, logo no início da vida dedicada exclusivamente ao esporte, Pscheidt se sagrou campeão brasileiro da categoria no ano passado.

Em 2007, ano do Pan, ele chegou ao Rio de Janeiro na condição de líder do ranking nacional de mountain bike e como responsável por assegurar ao Brasil uma vaga na Olimpíada de Pequim, graças ao sexto lugar obtido no Pan-Americano da modalidade realizado em Bariloche, na Argentina.

Durante a prova, Ricardo Pscheidt se manteve no segundo pelotão na primeira metade, na quarta volta conseguiu chegar à terceira colocação. O ciclista abriu mais de 1 minuto de vantagem para o quarto colocado, mas foi ultrapassado por dois adversários. Com isso, Pscheidt terminou a prova na quinta colocação, a 4min27s do campeão, deixando o bronze para o mexicano argentino Dario Gasco, que concluiu o percurso 2min16s depois de Craig, que ficou com o ouro. A medalha de prata ficou com o ciclista brasileiro Rubinho.