UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Renato Martins Seabra

Data e local de nascimento:
25/04/1978, em Marília (SP)

Peso/Altura:
1,77 m / 67 kg

Residência:
Marília (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
34º lugar

Renato Seabra

Um hobby que virou profissão e mudou sua vida pessoal. Assim o ciclismo é encarado pelo paulista Renato Seabra, um dos convocados para as provas de estrada dos Jogos Pan-Americanos. Agora com 29 anos e com uma Olimpíada no currículo, ele está há tempos competindo e já enfrentou um duro obstáculo.

Ciclista desde 1994, Seabra pedalava por diversão mas, apoiado por um amigo, começou a levar a sério o esporte. No entanto, ele entrou na modalidade por meio do mountain bike e permaneceu na categoria por oito temporadas. Foi assim, inclusive, que ele disputou a Olimpíada de 2000, em Sydney.

"Na Austrália, infelizmente, não completei a prova. Meu pneu furou e não consegui terminar", recorda o paulista. Dois anos depois dos Jogos, ele decidiu mudar de categoria. Embora não tenha abandonado totalmente o mountain bike, passou a se dedicar ao ciclismo de estrada.

"Acho o ciclismo de estrada mais profissional, tem mais provas, mais equipes e mais tradição. Por isso acabei ficando. Além disso, na estrada há um pouco mais de apoio [financeiro]. São muitas competições e isso abre um leque legal de opções, o que conta bastante", compara ele. "Mas também gosto do mountain bike e às vezes participo de alguns torneios."

O início na estrada, contudo, não foi nada fácil para Seabra. Logo em seu primeiro ano de categoria, foi flagrado no exame antidoping e recebeu dois anos de suspensão. "Comprei uma substância em uma loja normal de suplementos e meu exame acusou positivo. Fiquei dois anos parado, só treinando", conta o paulista.

Nos momentos difíceis, o ciclista contou com a ajuda e apoio de sua esposa, que também desempenha a função de preparadora física particular de Seabra. "Nos conhecemos em uma prova de mountain bike, porque ela também corria, e nos casamos há oito anos. É ela quem me orienta e cuida do meu condicionamento."

Ambos também administram uma academia de musculação que inauguraram há quatro anos, em Marília. "Na verdade é ela quem cuida mais da academia. Eu só ajudo quando estou de folga", explica Seabra, que disse que não estava ansioso para disputar sua primeira edição do Pan.

No Rio, inclusive, ele mostrava otimismo quanto às chances de medalha do Brasil. "A expectativa é boa, mas o que vai definir bastante o resultado será o trabalho em equipe, uma tática consciente. Todos têm chances, apesar de nossa equipe ter alguns 'sprinters' [velocistas] e o terreno ser plano", previu o paulista, que neste ano venceu a Volta do Paraná e em 2006 ganhou a tradicional 9 de Julho, em São Paulo.

Um dos sprintistas conquistou a medalha, Luciano Pagliarini ficou com o bronze. Porém, Seabra não conseguiu acompanhar Luciano e terminou na 34ª colocação, com o tempo de 3h38min56s.