UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
UOL

Nome completo:
Otávio Didier Bulgarelli

Data e local de nascimento:
15/10/1984, em São Gonçalo do Sapucaí (MG)

Peso/Altura:
69 kg /1,79 m

Residência:
Campinas (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
26º lugar

Otávio Bulgarelli

Ele já praticou corrida de kart, mas preferiu trocar o motor pelo esforço pessoal. Foi assistindo a uma prova de triatlo, pela televisão, que Otávio Bulgarelli se interessou pelo ciclismo e decidiu se dedicar à vida sobre duas rodas até assegurar uma vaga no Pan-Americano do Rio de Janeiro.

"Nunca tinha prestado atenção no ciclismo, mas nesse dia vi uma prova de triatlo e gostei da corrida de bicicletas. Assisti tudo e me interessei principalmente pelas bicicletas em si, já que, assim como no kart, eu gostava do equipamento, das máquinas. Então fui atrás, comprei uma e comecei a disputar as provas regionais", recorda Bulgarelli, que tinha 13 anos quando descobriu sua nova paixão e já estava havia um ano longe dos motorizados.

Natural do interior mineiro, ele vive em Campinas com os pais. E foi na cidade paulista que ele conheceu sua primeira vitória esportiva. Em uma prova na lagoa do Taquaral, sua terceira competição no ciclismo, ele subiu no lugar mais alto do pódio. "Mas só meu pai viu, porque minha mãe achou que a corrida demorava mais e chegou atrasada", diverte-se.

Bulgarelli sempre contou com o apoio da família, do kart ao ciclismo. "Desde o começo eles sempre me incentivaram demais. Em qualquer esporte tive apoio deles, foi muito importante", conta o ciclista, que divide seu tempo entre treinamento e a faculdade de educação física. Ele está no quinto e último ano.

O treinamento, inclusive, Bulgarelli faz em rodovias próximas a Campinas. Prática que já lhe rendeu um susto. "Uma vez um caminhão por nós e, depois de 50 metros, teve um pneu estourado. O barulho foi grande. Levei um susto, voaram pedaços do pneu pela estrada."

Para escolher as rodovias, ele privilegia aquelas com menor movimento e melhor qualidade de asfalto. Às vésperas do Pan, o mineiro intensificou a preparação específica. Os resultados, porém, não foram satisfatórios. Na prova de ciclismo de estrada, Otávio foi o terceiro brasileiro mais bem colocado, com a 26ª colocação. O melhor foi Luciano Pagliarini, com o terceiro lugar, seguido de Rafael Andriato, que ficou em 15º.

Pessoalmente, ele admitia estar ansioso para sua estréia. "Pelo menos não passarei o mesmo nervosismo que passei na Argentina, no Sul-Americano, por já ter essa experiência internacional. Chegarei muito motivado.", contou antes de viajar à Cidade Maravilhosa.