UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rodrigo de Melo Brito

Data e local de nascimento:
06/07/1977, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
78 kg / 1,75 m

Residência:
Brasília (DF)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar

Morcegão

Passada a empolgação - e a posterior decepção - da estréia em Santo Domingo, Morcegão saiu da estrada para a pista em seu segundo Pan.

"Em 2003, eu abandonei a prova com 125 km rodados. Não foi algo positivo, acredito que na época eu treinei demais. Pequei por excesso de empolgação, acabei passando do ponto", afirmou. "Agora, no Rio, é como se fosse uma Volta da França para mim, meu maior objetivo, a realização de um sonho."

Sprintista na estrada, Morcegão migrou quase que integralmente às provas de velocidade, com boa ambientação ao menos no campo nacional: conquistou um ouro, uma prata e um bronze no Brasileiro do ano passado. "Tenho competido em provas de estrada. Mas nos últimos dois anos destoei um pouco para provas de pistas, pensando no Pan, na preparação, para ir atrás dessa vaga. O resultado está vindo agora, consegui ser convocado", afirmou antes de competir no Rio na prova de madison

Sua dupla é Hernanes Quadri Jr, uma parceria que já dura cinco anos, mas que nem sempre é testada. "Corremos juntos desde 2002, quando ficamos em quarto em no Campeonato Pan-Americano em Cuba e nem sabíamos nem muito sobre o regulamento". Esta, porém, foi a estréia dos dois na mesma equipe.

A prova madison - de "ritmo aluncinante", segundo o ciclista - foi disputada com 200 voltas no velódromo construído especialmente para o Pan, num percurso de 50 km. Para Morcegão, foi sua primeira experiência, aos 30 anos, em uma pista de madeira e coberta.

"A pista fica mais rápida, pois tem menos influência de vento. É uma outra pegada. A relação de transmissão da marcha é outra coisa, difere um pouco", disse o brasiliense. O resultado não foi dos melhores, a dupla terminou em quinto lugar. Os argentinos Juan Curuchet e Walter Perez confirmaram o favoritismo e conquistaram a medalha de ouro, repetindo o feito de Santo Domingo. Já prata ficou com os colombianos Alexander González e José Serpa, enquanto os venezuelanos Andris Hernández e Richard Ochoa levaram a medalha de bronze.

Porém, o resultado que mais anima Morcegão foi a prata no Sul-Americano de Mar del Plata, no ano passado, com pista aberta. "Foi uma prova em com média de 50 km/h de velocidade e nos deixou esperançosos".