UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Flávio Flórido/UOL

Nome completo:
Mauro Santos de Aquino

Data e local de nascimento:
14/10/1988, nascido em Jacareí (SP)

Peso/Altura:
76kg /1,83m

Residência:
Jacareí (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sexto lugar

Mauro Aquino

Mauro sempre gostou de adrenalina. Conheceu o BMX e se apaixonou. No Pan, conseguiu o sexto lugar na prova que foi vencida pelo norte-americano Jason Richardson, seguido dos venezuelanos Jonathan Suarez e Jose Primera, prata e bronze, respectivamente.

Por ser sua estréia em Pans, ele não se mostrou decepcionado: "Estou feliz, foi uma grande vitória. Não larguei bem, mas valeu. Foi muito bom ela (Ana Flávia) ter vencido antes, empolgou a gente para a prova. Não conquistei medalha, mas valeu a pena", comentou Aquino.

Mas Mauro não se dedicou sempre ao BMX. Ao tentar mudar de categoria no ciclismo, ele não só não colocou sua carreira em perigo, como também a sua vida. Ao tentar conciliar competições de BMX com o down hill da mountain bike, ele sofreu um grave acidente que lhe custou o baço.

O paulista levou uma queda em competição em São Roque, em 2004, quando sua bicicleta travou na descida e ele voou por cerca de seis metros. Com o impacto, uma de suas costelas quebrou e perfurou o baço.

"Eu era um novato na modalidade, e a suspensão da bicicleta não estava bem preparada. Quando cheguei ao primeiro hospital, estava com o lado esquerdo do corpo dormente, mas eles não souberam explicar o que estava acontecendo. Apenas no segundo ao que fui levado descobriram que eu estava com hemorragia interna", lembra.

O médico plantonista resolveu anestesiá-lo para uma cirurgia – abriu sua barriga e constatou a lesão no baço. "Ele foi muito corajoso e me salvou", diz Aquino.

O ciclista ficou seis meses parado, distante das bicicletas. Seu pai o tentou dissuadir de voltar ao pedal, mas a "paixão falou mais alto". "No BMX também há adrenalina, mas pelo menos ela depende muito mais de sua perna para segurar a bicicleta do que de outra coisa."