UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marcos Christian Novello

Data e local de nascimento:
06/02/1976, em Piracicaba (SP)

Peso/Altura:
71 kg / 1,74 m

Residência:
Piracicaba (SP)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
10º lugar

Marcos Novello

Marcos Novello sabia que o ciclismo no Pan não é um desafio qualquer. O paulista de Piracicaba chegou ao Rio de Janeiro para sua segunda participação ciente de que os rivais americanos encaram o evento com uma intensidade acima da média.

Novello esteve na delegação de pista brasileira em Santo Domingo, na República Dominicana, e foi pego de surpresa pelo espírito de competição de seus adversários. "Lá foi legal para ver que no Pan é diferente. Eu já havia participado de várias competições internacionais, mas nunca havia visto o pessoal com tanta garra e vontade. Eu era estreante, enquanto os outros já sabiam o que precisava ser feito. Agora já aprendi."

Essa experiência foi importante para os brasileiros que estrearam no Rio de Janeiro. Além de conselhos, todavia, o ciclista contribui para a seleção com versatilidade. Competiu no contra-relógio, mas contou com um imenso azar pela frente.

Novello ia bem na prova quando notou que um pneu havia furado. Até trocar de bicicleta e voltar ao ritmo da volta, perdeu a chance de pódio e terminou em 10º. "Estava tão bem até aquela hora", balbuciou, e não conseguiu conter as lágrimas. Aos prantos, foi abraçado por Pedro Nicácio, que terminou em sétimo lugar.

"Sou um ciclista de pista, mas tenho evoluído muito na estrada. Tanto que surgiu essa oportunidade de defender a seleção", disse antes de competir no Rio.

"Estando em preparação para o contra-relógio de estrada, trago essa bagagem para a pista. Entre os treinos longos para uma prova, consigo fazer também sessões mais explosivas e de academia. São duas provas que se encaixam bem para o meu perfil. São as duas provas que mais se assemelham", contou.

A evolução no contra-relógio acabou evidenciada no último Campeonato Brasileiro de estrada. Ele acabou com um rendimento melhor na estrada, com um sétimo lugar, do que na perseguição em pista (nono).