UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marcos Vinícius Correia de Alcântara

Data e local de nascimento:
12/12/1982, em Aracaju (SE)

Peso/Altura:
1,70m / 68kg

Residência:
São Paulo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
13º lugar no individual e 5º lugar na disputa por equipes

Mancha

"Mancha" chegou ao Pan como o único ciclista brasileiro de pista a estabelecer o índice técnico entre os atletas convocados para a competição no Rio de Janeiro. Porém, mesmo assim, não conseguiu avançar às fases eliminatórias da prova de velocidade 200 m, terminando em 13º. Apenas 12 passaram. Na prova de velocidade por equipes, outro mau desempenho: o grupo formado por Mancha, Davi Romeo e Fernando Firmino ficou em quinto e último lugar da bateria.

Foi por influência da família que ele entrou no ciclismo. Mas em princípio o caminho a ser seguido seria o do mountain bike, que seu primo Márcio Rodrigues, 32, e o irmão José Augusto, 26, praticavam.

Em 1995, ele de fato começou na modalidade um pouco mais radical. No ano seguinte, porém, já havia enveredado pela bicicleta de estrada. "O mountain bike era muito perigoso para mim, então o deixei para trás."

Depois de competir no Sergipe por duas temporadas, em 1998 ele chegou a São Paulo, contratado pelo técnico Timóteo Rodirgues, que o viu em ação em Campeonato Brasileiro de base. Aí partiu para a pista.

A adaptação foi rápida, e em 1999 ele já fazia parte da seleção brasileira. Hoje é treinado pelo conceituado argentino Eduardo Trillini. Além da bicicleta, uma paixão do momento para Mancha é cuidar de um aquário de 200 litros que tem em casa.