UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Luciano André Mendonça Pagliarini

Data e local de nascimento:
18/04/1978, em Arapongas (PR)

Peso/Altura:
68 kg / 1,74 m

Residência:
Treviso (Itália)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de bronze

Luciano Paglarini

Faltando 250 metros para o final da prova de ciclismo de estrada no Pan, Luciano Pagliarini conquistou a medalha de bronze. Em um sprint arriscado, o brasileiro mostrou porque é considerado um dos principais nomes do ciclismo nacional.

Mas o reconhecimento não veio de agora. Pagliarini começou cedo seu contato com a bicicleta. Pedalando desde os três anos, o paranaense disputou suas primeiras competições com oito anos como diversão e, ainda assim, faturou seus primeiros troféus.

Ainda adolescente, passou a se dedicar ao mountain bike, tornando-se campeão paranaense aos 15 anos. Logo em seguida, após ganhar uma bicicleta de estrada, ele decidiu destinar parte de seu tempo à nova categoria. Colecionou medalhas com a seleção júnior de estrada e, aos 18 anos, já foi convocado para a seleção principal.

Em ascensão, Pagliarini assinou seu primeiro contrato profissional com a Caloi, então a equipe melhor estruturada do país. Depois de dois anos, deu outro salto na carreira e tornou-se ciclista da italiana IMA, pertencente a uma espécie de categoria de acesso.

O profissionalismo europeu aconteceu em 2000, graças aos resultados pela IMA. A Lampre, também da Itália, foi sua primeira grande equipe estrangeira. Nos dois primeiros anos, contudo, a adaptação à nova categoria rendeu dificuldades a Pagliarini.

O brasileiro, então, só voltou a se destacar em termos de resultados em 2003. E em grande estilo. Em fevereiro daquele ano, disputou pela primeira vez a Volta da Malásia e obteve triunfos em três etapas consecutivas no sprint final, um recorde na história da competição. Com o título da Clássica de Almeira, na Espanha, pouco depois, Pagliarini se tornou o ciclista mais vitorioso do início da temporada.

Os bons resultados renderam um novo contrato com a Lampre, que o escolhe como primeiro "sprintista" para as disputas de 2004. Nesse ano, o brasileiro continuou colhendo bons frutos e no segundo semestre disputou a Olimpíada de Atenas na condição de principal ciclista do país. Na Grécia, contudo, um pneu furado o forçou a abandonar a prova.

Em Pan-Americanos, Pagliarini participou havia participado apenas da edição de 1999, em Winnipeg, quando foi oitavo colocado. Em Santo Domingo, desfalcou a seleção brasileira por não conseguir a liberação da Lampre, equipe que ele trocou pela também italiana Liquigas-Bianchi e, depois, pela espanhola Saunier Duval-Prodir, que defende atualmente.