UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
CBC/Divulgação

Nome completo:
Litsuko Luciana Hirama

Data e local de nascimento:
27/11/1986, em Campinas (SP)

Peso/Altura:
77 kg /1,55 m

Residência:
Paulínia (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar

Luciana Hirama

Entre a faculdade de engenharia de alimentos e o trabalho com verdura processada em negócio de seus pais, Luciana Hirama se dedica aos treinos de bicicross. Afinal, a paulista de 21 anos, natural de Campinas, foi uma das duas mulheres do BMX que defendeu o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio.

O fato, porém, demorou para soar com normalidade para ela. "Tinha a expectativa de conseguir uma vaga e estava treinando bastante para isso, mas demorou a cair a ficha" contou a ciclista.

Tímida, Luciana iniciou no bicicross por influência do irmão. Aos 13 anos, ela se interessou pela modalidade e passou a praticá-la em Paulínia, onde sempre viveu. Do primeiro título (em 1996, em torneio regional) à obtenção da vaga no Pan, ela faturou o Brasileiro na categoria junior em 2004, troféu eleito por ela como mais importante de sua carreira.

No entanto, como a pista de sua cidade se tornou exclusiva de uma equipe local, Luciana passou a ter dificuldades para treinar. Assim, foi obrigada a improvisar. "Fiquei quase um ano treinando sem pista. Ia para a rua, mas só conseguia trabalhar explosão e força, a técnica era impossível", recorda.

Foi quando, em 2005, sua família participou da fundação de um clube da modalidade (Associação Paulinense de Bicicross) para, no ano seguinte, construir uma pista própria. "Meu pai, com ajuda, decidiu fazer a pista para que eu treinasse."

Com um lugar apropriado para treinar e orientada por um preparador físico, que só a acompanha pessoalmente durante competições, Luciana realizou o sonho de assegurar uma vaga no Pan. "Acho que só vou sentir a emoção de participar de um Pan quando chegar lá. Por enquanto, parece que estou me preparando para mais um campeonato normal, mas já estou ansiosa", admitiu a paulista antes de ir para o Rio.

Lá conseguiu se classificar para final da prova, mesmo com uma queda. Na decisão do ouro, porém, acabou em quinto lugar.