UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Jaqueline Mourão

Data e local de nascimento:
27/12/1975, em Belo Horizonte (MG)

Peso/Altura:
1,70 m / 56 kg

Residência:
Belo Horizonte (MG) e Saint-Ferréol-les-Neiges (Canadá)

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio de Janeiro-07

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Jaqueline Mourão

Jaqueline Mourão poderia ter conquistado a primeira medalha brasileira nos Jogos do Rio, uma vez que a prova feminina do mountain bike foi a primeira a valer lugares no pódio no Pan-07. Entretanto, a mineira terminou apenas na 4ª colocação, superada pela canadense Catherine Pendrel, pela norte-americana McConneloug e pela mexicana Laura Macouzet. Ao final da prova, ela não escondeu a frustração. "A gente sonha tanto com uma medalha, para chegar agora, na hora, e não conquistá-la", lamentou.

Única mulher brasileira no mountain bike do Pan do Rio, Jaqueline Mourão está acostumada a desafios. Afinal, ela foi a primeira do país a se classificar na modalidade para a Olimpíada (competiu em Atenas-04). Na oportunidade, terminou em 18º lugar, entre 24 competidoras.

Mais que isso, também disputou a Olimpíada de Inverno (Turim-06), na prova de 10 km no estilo clássico de esqui cross-country. Antes dela, apenas Matheus Inocêncio havia participado do ciclo completo das duas versões dos Jogos Olímpicos.

Em Pan-Americanos, Jaqueline também tem história. Na penúltima edição, em Santo Domingo, brigou pelo pódio, mas ficou na quinta posição. Desde 2003, porém, colecionou diversos resultados (como a prata no Sul-Americano de 2006), além de adquirir experiência vivendo na Europa e no Canadá.

Mas a trajetória da mineira nascida em Belo Horizonte também inclui percalços. Praticante de ciclismo desde os 15 anos, Jaqueline já havia experimentado outros esportes, como ginástica, atletismo e natação. Foi sobre as duas rodas, porém, que ela se encontrou.

No começo da carreira, dividia suas atenções entre as provas de cross-country e down hill. Até que, em 1998, uma forte queda no down hill lhe causou uma fratura na perna esquerda, impedindo-a de competir e treinar durante cerca de um ano.

O acidente fez com que a mineira se dedicasse aos treinos de resistência aeróbia, participando, além do cross-country, de triatlo, duatlo e corridas de rua. Mais tarde, ainda acrescentou esportes na neve em sua rotina.

Paralelamente à vida de atleta, Jaqueline também partiu para a área acadêmica. Formada em educação física pela Universidade Federal de Minas Gerais, ela ainda completou mestrado em Treinamento Esportivo na mesma instituição. Fora do Brasil, realizou estágio como assistente técnica e depois como treinadora no Centro Mundial de Ciclismo.