UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Janildes Fernandes Silva

Data e local de nascimento:
23/08/1980, em São Félix do Araguaia (MT)

Peso/Altura:
58 kg /1,70 m

Residência:
Goiânia (GO)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinto lugar na estrada e sétimo lugar na pista

Janildes Fernandes

Pertencente a uma família recheada de ciclistas, Janildes é a que acumula os melhores resultados do "clã" Fernandes (a irmã Clemilda e a prima Uênia também estarão no Pan). Com duas Olimpíadas no currículo, ela já possui dois pódios em Pan-Americanos: foi bronze em Winnipeg, em 1999, e prata em Santo Domingo, na última edição.

As duas medalhas, contudo, foram cercadas de dificuldades extras. Na República Dominicana, para conseguir o segundo lugar na prova de estrada, Janildes não pôde sequer usar sua própria bicicleta. Explica-se: na viagem para o país caribenho, seu equipamento foi extraviado e chegou ao destino com as rodas quebradas. Com isso, ela precisou emprestar uma bicicleta. Mesmo assim faturou a prata.

Quatro anos antes, no Canadá, aconteceu situação parecida. Sua bicicleta se quebrou no avião usado para transportar o equipamento. "Eles a soldaram, mas já nos treinos a solda não resistiu. Então tive que usar outra bicicleta totalmente fora das minhas medidas", recorda Janildes.

No Rio, ela esperava contar com melhor sorte. "O ciclismo já é tão difícil, então vou fazer uma corrente de oração uma semana antes para ver se afasto o azar", brincou a mato-grossense antes de ir ao Rio. "Desta vez não vai acontecer nada, estarei na Vila Pan-Americana 15 dias antes para evitar essas coisas."

Mas, para Janildes, o fator casa não foi a única diferença entre o Pan deste ano e as edições anteriores. No Rio, além de correr a prova de estrada, sua especialidade, ela também competiu em duas modalidades de pista: os 30 km e os 3 km. A estrada, porém, segue como prioridade. Após um bronze e uma prata, ela mostrava confiança em conquistar o ouro pan-americano, mas ficou com o quinto lugar.

Já na nas provas por pontos do ciclismo de pista, a brasileira Janildes Fernandes não conseguiu manter o forte ritmo e terminou a competição em sétimo e penúltimo lugar.

Nos sete anos em que correu fora do Brasil, ela passou por quatro equipes: Acca Due O, Chirio Forno D'Asolo e Michela Fanini, da Itália, e Bigla, da Suíça. "Voltei para o Brasil para me dedicar mais à pista, pois lá eles não liberam para treinos em velódromos", completa Janildes.