UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Hernandes Quadri Júnior

Data e local de nascimento:
08/12/1967, em Santo Antônio da Platina (PR)

Peso/Altura:
1,72 m / 69 kg

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Mar del Plata-1995, Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quinta colocação na prova do madison

Hernandes Quadri

Aos 39 anos, ele é o "vovô" de toda a seleção de ciclismo que foi ao Pan do Rio de Janeiro. Com três edições dos Jogos no currículo e uma medalha, experiência não lhe falta. Reunindo esses requisitos e mais os atributos técnicos, Hernandes Quadri Júnior teve papel fundamental na equipe brasileira de pista.

Paranaense de nascimento, Hernandes teve como missão no Rio mais do que pedalar em busca de um pódio. Por sua idade e pela condição de veterano, ele funcionou também como o capitão da seleção brasileira.

"Ele é o capitão, que sabe o que fazer na hora da dificuldade. No momento certo, ele sabe o que falar e tem um comportamento de trabalho que sem dúvida é algo muito interessante", elogia Mauro Ribeiro, atual técnico do time de estrada e que, na pista, já correu ao lado de Quadri Jr.

No Pan de Mar del Plata, na Argentina, em 1995, eles compunham o time que faturou a medalha de bronze na perseguição por equipes de 4 km. Antes da competição, conviveram seis meses juntos justamente visando os Jogos. "Ele é um garotão. Se todos tivessem a determinação dele, seria possível acreditar mais no sistema de trabalho, porque ele nunca está cansado e sempre tenta passar uma mensagem bacana", elogia Ribeiro.

Um dos momentos difíceis vividos por Hernandes, inclusive, aconteceu pouco antes do Pan de Santo Domingo, em 2003. No último treino da seleção ainda em Curitiba, dias antes dos Jogos, ele se acidentou e sofreu uma fratura na clavícula esquerda. Como não precisou passar por cirurgia, logo voltou a treinar e competiu enfaixado no Pan.

Na prova do madison, ele e Rodrigo Silva terminaram na quinta colocação. Os argentinos Juan Curuchet e Walter Perez conquistaram a medalha de ouro, repetindo o feito de Santo Domingo. A prata ficou com os colombianos Alexander González e José Serpa, enquanto os venezuelanos Andris Hernández e Richard Ochoa levaram a medalha de bronze.

Ausente na Olimpíada de 2004, Hernandes Quadri Jr. pode ter tido no Rio-2007 seu último grande evento da carreira. Além das três experiências anteriores em Pans, ele ainda ostenta participações em duas edições dos Jogos Olímpicos: em Barcelona e Atlanta.