UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Davi Pontarolli Romeo

Data e local de nascimento:
26/12/1986, nascido em Curitiba (PR)

Peso/Altura:
1,84m / 79kg

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar no keirin e quinto lugar na prova de velocidade por equipe

Davi Romeo

Davi Romeo é o filho do técnico da seleção de pista, Adir Romeo. E neto de um dono de lojas de bicicleta. O irmão de seu avô também é do ramo. Quer dizer, o curitibano nasceu rodeado pelo mundo do ciclismo.

"Eu pedalo em competições desde os oito anos de idade. Minha família inteira é dedicada a esse esporte", afirmou. "Sempre acompanhei meu pai em tudo, aí não teve como fugir."

Quer dizer, Davi até tentou escapar. Aos 15 anos, ele tentou ingressar no futebol como goleiro. A experiência, porém, durou pouco. E o ciclismo ficou à frente de tudo, inclusive dos estudos. Freou a freqüência às aulas e só vai terminar o terceiro ano do Ensino Fundamental após o Pan.

Davi é um dos 'aventureiros' do país no ciclismo de pista. Não compete na modalidade de estrada e depende dos poucos três ou cinco eventos do pobre calendário brasileiro neste caso. Por isso, saúda a construção do velódromo do Pan no Rio.

Sua convocação para a seleção foi contestada por ciclistas que insinuavam que teria sido privilegiado pelo pai. Ele se defendeu: "Vou mostrar que posso estar aqui com meus tempos na pista. Não preciso falar mais nada", afirma.

No Rio, seu desempenho foi razoável: "Romeo ficou em quarto lugar no keirin, atrás do colombiano Leonardo Narvaez Romero, medalhista de ouro, do canadense Cam Mackinnon, prata, e do argentino Leandro Botasso, bronze. Ele também participou da prova de velocidade por equipe ao lado de Marcos Alcântara, o Mancha, e Fernando Firmino, mas os brasileiros terminaram na quinta e última colocação e não se classificaram para as finais.