UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Giancarlo Giampietro/UOL Esporte

Nome completo:
Camila Pinheiro Rodrigues

Data e local de nascimento:
16/02/1983, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:

Residência:
Ribeirão Preto (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Oitavo lugar

Camila Rodrigues

"Sou a novata da galera", define-se Camila. Ex-triatleta, ela deixou o atletismo e a natação de lado para se dedicar exclusivamente ao ciclismo há apenas três anos.

"Eu sempre fiz esporte, principalmente o triatlo. Quando competia, tinha um diferencial no pedal. E como havia uma dificuldade no treinamento para as três modalidades, pensei em mudar. Foi quando o técnico de minha equipe em Ribeirão me incentivou e convenceu a ficar apenas com a bicicleta", explica.

Embora faça parte da seleção brasileira de pista, na disputa de perseguição individual, a atleta participa com mais regularidade em provas de estrada. "Nosso calendário de pista é muito pobre, com apenas umas quatro provas por ano. Aí não dá."

A convocação para o Pan veio apenas às vésperas da competição, o que a deixou em um período de baixo astral nos últimos meses. "Estava em casa, bem triste, quando recebi a notícia de que iria para o Rio. Já tinha até voltado minha preparação para a estrada." Camila ganhou a vaga após o corte de Magno Prado, que foi pego em exame antidoping na Volta de São Paulo.

A brasileira, porém, não obteve um bom resultado nas quartas-de-final da prova feminina de perseguição no ciclismo de pista. A ciclista completou o percurso de 3.000 metros em 4min02s976, a pior marca entre as 8 participantes, e ficou de fora das semifinais. A colombiana Maria Luisa Calle Williams registrou o melhor tempo da tomada classificatória, 3min42s847.