UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Luta das "mãos vazias" foi criada para a defesa

Divulgação

Caratê ainda não conseguiu ser aceito no programa dos Jogos Olímpicos

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". O esporte nasceu no século 18 em Okinawa, no Japão, justamente porque na época a utilização de armas na ilha eram proibidas. Assim, os habitantes locais desenvolveram uma nova forma de luta para que pudessem se defender.

No começo do século 20, o mestre Gichin Funakoshi solicitou autorização Ministério da Educação do Japão para conduzir apresentações de caratê em Tóquio. A luta fez sucesso entre os estudantes e acabou sendo incluída no programa de várias universidades.

As primeiras competições começaram a ser disputadas na década de 50. Entretanto, as regras do esporte só foram definidas nos anos 60. Em 1970, foi criada a União Mundial das Organizações de Caratê (WUKO). No mesmo ano foi realizado em Tóquio o primeiro Campeonato Mundial da modalidade.

Em 1985, a WUKO foi oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1993, a entidade acabou sendo absorvida pela Federação Mundial de Caratê (WKF), em mais um passo para incluir o esporte nas Olimpíadas. Entretanto, ainda não existe nenhum indício de que o COI vai colocar o caratê no programa olímpico.;

Nos Jogos Pan-Americanos, o esporte é disputado desde a competição de 1995, realizada na cidade de Mar del Plata, na Argentina.