UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Vinícius Silva de Souza

Data e local de nascimento:
04/07/1985, em Duque de Caxias (RJ)

Peso/Altura:
70 kg / 1,86 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
até 70 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de bronze

Vinícius de Souza

Vinícius estava confiante depois de se tornar o campeão dos Jogos Sul-Americanos, realizados em 2006, em Buenos Aires. Quando questionado sobre a expectativa para os Pan 2007 ele respondia secamente: "A medalha de ouro". Teve que se contentar com o bronze.

Assim como seu companheiro Douglas Brose, o brasileiro Vinícius Souza foi derrotado na semifinal do torneio de caratê. O vencedor do combate foi o venezuelano Jean Carlos Peña que pontuou no tempo extra.

Sua relação com o caratê começou cedo, em casa. Com o pai sendo professor e a mãe praticante da modalidade, era quase impossível que o filho não se interessasse pelo esporte. E como era previsto, se interessou e começou a aprender os primeiros chutes com o pai e com a mãe.

Na sua primeira competição ainda tinha oito anos, mas ele diz lembrar quase que perfeitamente: "Foi na minha cidade. Eu tinha oito anos e saí campeão", recorda. Desde então, Vinícius confirmou sua paixão pelo esporte e não parou mais.

A vontade de integrar a seleção veio assim que o Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede. Então, os treinos com seus companheiros de clube começaram a mirar uma competição grande. E os resultados foram proveitosos tanto para ele, como para mais três amigos seus: Caio Duprat, Juarez Santos e Carlos Lourenço.

Juntos no mesmo clube, os quatro treinaram cerca de quatro horas por dia, pensando em um só objetivo. Porém, quando sai do tatame, Vinícius se dava o direito de ter outras coisas na cabeça, além do Pan. É o caso da namorada: "Tenho uma namorada com quem procuro passar o tempo livre que me resta".