UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Valéria Kumizaki

Data e local de nascimento:
15/04/1985, em Presidente Prudente (SP)

Peso/Altura:
51 kg / 1,60 m

Residência:
Presidente Prudente (SP)

Categoria:
até 53 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata

Valéria Kumizaki

Quem poderia imaginar que a característica de intrometida de Valéria Kumizaki resultaria em uma atleta pan-americana? Pois foi isso mesmo que aconteceu há sete anos e resultou em uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos 2007. Em uma conversa de duas amigas, uma contava para a outra que havia começado uma aula experimental de caratê, "entrei na conversa e no outro dia estava matriculada. Nunca mais parei", recorda.

Ela abandonou o vôlei e o futebol, que treinava na escola, para praticar chutes e socos. E o mais incrível é que ela se lembra exatamente do primeiro dia em que teve contato com a modalidade: 23 de maio de 2000.

Mas logo que começou o caratê, talvez nem ela acreditasse onde poderia chegar. Até quando um treinador alertou da sua capacidade: "Uma vez correndo com o meu professor, logo quando eu entrei no caratê, ele falava que eu poderia no futuro participar dos jogos Pan-Americanos e que eu ainda ia conhecer o mundo todo com o caratê. Eu acreditei."

Tanto acreditou que começou a treinar o esporte da maneira mais séria. Assim, a atleta pratica uma rotina de treinos que espantaria os mais preguiçosos. De segunda a sábado, ela acorda às 6h45, faz corrida e musculação pela manhã. Depois disso vai para a faculdade de educação física, na qual cursa o terceiro ano. Só à tarde é que treina o caratê. Mas para Valéria esta rotina está longe de ser estafante: "Se dependesse de mim treinaria o dia inteiro", brinca.

Mas como não é assim, ela aproveitou as horas de descanso para deixar totalmente de lado a pressão que uma atleta pan-americana tem: "Gosto de ficar em casa, tranqüila, com minha família, assistindo televisão ou fazendo algum programa bem relaxante".

E parece que a fórmula que combina treino e descanso deu certo nos Jogos Sul-Americanos, em 2006, na Argentina. Valéria conseguiu a medalha de bronze. Mas ela pensa mais alto seu Pan de estréia: "Quero o ouro. Ninguém treina para ficar em segundo ou terceiro lugar", conta. Ela chegou perto, na final. Mas perdeu por 3 a 1 para a guatemalteca Chell González.