UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Juarez Silva dos Santos

Data e local de nascimento:
12/04/1979, em Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
94 kg / 1,87 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
acima de 80 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Juarez dos Santos

Juarez foi o primeiro brasileiro a lutar no caratê dos Jogos Pan-Americanos. E terminou como o primeiro carateca a conquistar a medalha de ouro. Mas seu começo foi da forma mais amadora possível. Com 11 anos, Wanderlei, um professor de caratê, chegou no bairro onde morava, no Rio de Janeiro, e começou a treinar a "garotada da rua". Ele, que já havia sido incentivado pela mãe a treinar o esporte, mas só não o fizera antes por morar muito longe de um treinador.

A primeira competição não foi um estadual ou um brasileiro, mas sim uma pequena prova no quintal do professor. Juarez foi o campeão. Não precisou de mais para que ele tivesse a motivação para continuar praticando a modalidade. "Após anos de luta, já na seleção brasileira adulta, eu tracei esse objetivo, quando soube que o Brasil sediaria os Pan 2007". Começou, então, a preparação para apresentar um bom desempenho na sua estréia.

Foram de três a quatro horas de treinamentos diários. Mas a força aplicada no tatame, ele afirma que tem outra origem. "Vou à igreja, onde busco a força de Deus para vence no dia-a-dia". É também buscando esta força que ele afirma entrar no tatame para uma competição. "Costumo antes de entrar no tatame falar com Ele".

Funciona? Juarez garante que sim. E os títulos não o deixam mentir. Ele é tricampeão Sul-Americano e vice-campeão do Pan-Americano de caratê. No Pan, porém, foi sua primeira vez. Ou segunda se for levada em consideração sua participação como reserva da categoria acima de 80 kg no Pan 2003. A equipe contava com Altamiro Cruz, o Didi, e o fato de estar atrás de Altamiro em 2003, Juarez conta com orgulho. "Posso dizer que eu era o reserva da categoria que tinha um dos melhores caratecas da equipe brasileira".

Desta vez, ele foi para ser titular. E não conseguiu esconder um pequeno nervosismo que vem chegando ao mesmo tempo em que a competição vai se aproximando. "É uma expectativa muito grande, porém é algo que tenho que conter para explodir somente na hora certa". Que seja, então, no tatame.