Data e local de nascimento:
04/06/1985, em Brasília (DF)
Peso/Altura:
65 kg / 1,73 m
Residência:
Rio de Janeiro (RJ)
Categoria:
até 65 kg
Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata
Carlos Lourenço
Na sua estréia em Jogos Pan-Americanos, Carlos Lourenço conquistou a medalha de prata. Classificado para a final, Carlos perdeu para o venezuelano Lucio Plumacher. A disputa foi uma reedição da primeira fase, na qual Carlos ele já tinha perdido. O combate terminou 2 a 1 para o venezuelano.
Mas o objetivo inicial de o pai de Carlos o matricular no caratê não foi ser um medalhista e sim parar quieto. "Eu era muito levado e meu pai resolveu me colocar para fazer algum tipo de luta para ver se eu me acalmava e acabou dando certo".
Já são 16 anos de treinamento, que resultaram em grandes conquistas, como a medalha pan-americana, um título de Campeonato Pan-Americano e outro de Campeonato Sul-Americano, além de onze estaduais. Entre eles, um dos que mais o marcou foi seu primeiro campeonato estadual, em 1997. Carlos tinha 12 anos e ficou em primeiro lugar.
A vontade de competir nos Jogos Pan-Americanos 2007 veio muito tempo antes, quando o Brasil foi definido como país-sede. "Quando soube que o Rio de Janeiro ia sediar o Pan 2007, fiquei muito motivado", conta. Assim, iniciou um forte ciclo de treinamentos que somaram três horas e meia por dia, com apenas o domingo de folga.
Mesmo assim, ainda sobrava tempo para as outras atividades de Carlos, que, durante a semana, faz faculdade de Fisioterapia e trabalha dando aulas de caratê. Nos finais de semana, a prioridade é o descanso. "Nos finais de semana aproveito para descansar, sair com minha namorada e ir à igreja", conta.
Aliás, a fé é algo presente durante as competições. "Sempre oro entres de entrar no tatame para lutar", revela o carateca. E ele garante que tem dado certo e por isso tinha ótimas expectativas para a competição de 2007. "Estou treinando forte para trazer a medalha de ouro. Espero poder divulgar ainda mais o caratê e levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio, que é o mais importante". Não conseguiu seu objetivo principal, mas com certeza divulgou o nome do caratê, e com uma medalha de prata no peito.