UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Caio Itagiba Duprat

Data e local de nascimento:
30/10/1986, em Niterói (RJ)

Peso/Altura:
75 kg / 1,82 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
até 75 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminado na primeira fase

Caio Duprat

Parecia só empolgação de criança que assistia aos filmes do Bruce Lee. Mas Caio Duprat garante que não. "Sempre adorei artes marciais", conta. Realmente, se fosse fogo de palha, teria passado com o tempo e até hoje são 15 anos praticando o esporte.

A principal incentivadora de Caio foi a mãe, que o matriculou em uma academia de caratê com apenas seis anos de idade. Era ela que o levava para as aulas e também foi ela que o levou para a primeira competição, que Caio lembra muito bem. "Eu estava com muito medo e com vontade de ir embora". Mas não foi.

Foi com o mestre Tokio Mao que Caio aprendeu a não desistir. E a inspiração vem de um exemplo de quem estaria disposto a tudo para defender a sua causa. Afinal, Tokio Mao é considerado o último kamikaze do Japão, que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e foi morar em Niterói.

Assim, Caio aprendeu a lutar com todas as ferramentas para atingir seu objetivo. Foi o que aconteceu em 2005, quando vendeu rifas de bicicletas e de camisas do Vasco, clube em que treina, para custear a viagem até Chipre, onde foi realizado o Campeonato Mundial de Juniores.

Ele não venceu, ficou com o segundo lugar depois de perder para o francês Cristophe Araminthe. Mas foi seu desempenho que lhe plantou a idéia de competir no Pan. "Vi que tinha condições de lutar de igual para igual com os adultos". A classificação foi obtida depois de uma seletiva feita pela Confederação Brasileira de Caratê.

Foram dois períodos de treinamentos a cada dia. Além disso, Caio ainda dividiu o tempo entre a faculdade de educação física e a namorada. "Eu faço menos matérias, perco algumas aulas, mas a prioridade é ir bem em 2007", contou antes de competir.

Se dependesse do currículo, Caio estaria bem. Foi quatro vezes campeão brasileiro e seis vezes estadual, além de ter conquistado um Pan-Americano e um Sul-Americano.

Entretanto, ele apostava em outro fato para lhe dar força em 2007: "Minha família e meus amigos estarão torcendo. Estou bastante motivado por competir em casa". Mas não deu certo. Duprat foi eliminado depois de vencer a luta contra o argentino Franco Icasati, empatar com Jorge Zaragoza, de Cuba e perder a última para o dominicano Gustavo Dionísio.

No último confronto, que decidiu a eliminação do brasileiro, a luta caminhou empatada até os 30 segundos finais. Porém, uma punição do árbitro acabou colocando o dominicano na frente do placar e resultou na exclusão de Duprat dos Jogos Pan-Americanos 2007.