UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Folha Imagem

Carlos Campos (esq) e Sebastian Cuattrin exibem medalhas no Pan-99

A canoagem surgiu como prática esportiva no ano de 1943, através José Wingen, imigrante alemão nascido em 1915. Ele residiu em Porto Alegre e em 1941 mudou-se para a cidade de Estrela, banhada pelo Rio Taquari, onde decidiu construir uma embarcação de madeira parecida com as utilizadas durante a sua infância na Alemanha. Com isto, este alemão fez surgir o primeiro caiaque na região e no país, denominado de "regata", que despertou um enorme interesse pela atividade na comunidade local.

Pouco difundido, o esporte só ganhou as primeiras competições oficiais nos anos 80, com a criação da Associação Carioca de Canoagem. No ano de 1984, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, foi disputada a primeira prova oficial da modalidade. No mesmo ano foram realizadas algumas provas de velocidade, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na capital fluminense.

Em 3 de maio de 1985 foi fundada a Associação Brasileira de Canoagem, durante uma competição da Volta da Ilha de Vitória, no Espírito Santo. No dia 18 de março de 1989, a associação mudou o nome para Confederação Brasileira da Canoagem (CBCa). Nos anos 90, o Brasil começou a ganhar praticantes no esporte. Em 1992, Gustavo Selbach conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de Slalom, disputado na Noruega.

No mesmo ano, Sebastián Cuattrin se tornou o primeiro canoísta brasileiro a participar dos Jogos Olímpicos , em Barcelona. Argentino de nascimento e naturalizado brasileiro, ele é o maior nome da canoagem no Brasil. Foi também o primeiro brasileiro a entrar em uma final olímpica na canoagem, quando ficou em oitavo lugar em Atlanta-1996. Da mesma forma, também foi o primeiro canoísta do país a ganhar uma medalha em uma etapa da Copa do Mundo de canoagem, em 1998.

A canoagem está no Pan desde 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos. Até agora, o Brasil conquistou 12 medalhas, sendo uma de ouro, cinco de prata e uma de bronze, todas no masculino. Cuatrin esteve presente em nove dos 12 pódios.

O primeiro ouro em Jogos Pan-Americanos foi conquistado na última edição do evento, em Santo Domingo. Foram cinco medalhas para o Brasil, o mesmo número obtido em Winnipeg-99, mas desta vez veio o esperado ouro, uma conquista inédita da canoagem brasileira. Graças a Fábio Demarchi e Carlos Augusto Campos o Brasil ocupou o lugar mais alto do pódio na prova do K-2 500 m.