UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Wladimir Sizenando Moreno

Data e local de nascimento:
25/01/1983, em Santos (SP)

Peso/Altura:
85 kg/ 1,83 m

Residência:
São Bernardo do Campo (SP)

Categoria:
C-2 500 m e 1000 m

Participações no Pan:
Rio de Janeiro 2007

Desempenho no Pan-2007:
Medalha de prata no C-2 1000 m
Medalha de bronze no C-2 500 m

Wladimir Moreno

Depois de ganhar a medalha de prata na categoria C-2 1000 m, ao lado de Vilson Nascimento, Wladimir Moreno disse que o parceiro era sua alma gêmea. A frase pode causar estranheza, mas reflete o sentimento de gratidão e companheirismo que existe entre a dupla.

No C-2 500 m, os dois também foram ao pódio. Com o tempo de 1min51s862, eles ficaram com a medalha de bronze, atrás dos cubanos Karel Aguilar e Serguey Torres, e dos mexicanos Gilberto Soriano e Jose Quirino, que ganharam ouro e prata respectivamente.

Quando pequeno, Wladimir Moreno observava da janela da sua casa competições de canoagem que aconteciam no Rio das Contas. Foi assim que conheceu e se interessou pelo esporte. Através do incentivo de amigos ele começou a praticar. Aos 13 anos conseguiu uma vaga para entrar no clube local, que com parceria da prefeitura da Bahia, tinha aulas de canoagem para quem quisesse fazer.

"Desde que comecei no esporte, aos 13 anos, remei todos os dias", comenta o atleta, que sempre teve o objetivo de participar de grandes competições. Em 1998 participou do seu primeiro Campeonato Brasileiro, e no ano seguinte, participou do primeiro Sul-Americano da modalidade, conquistando uma vaga na seleção permanente.

A maior dificuldade foi o fato do esporte não ser popular no Brasil. "É diferente do futebol, que tem contratos milagrosos". Correr atrás da grana para praticar a canoagem é o principal problema de Wladimir. "Além disso, no começo, meu pai ficava com medo, queria que eu só estudasse", explica o canoísta.

Quando soube da classificação para o Pan "foi a maior comemoração na família". Mas Wladimir comenta que a semana que antecedeu a seletiva foi péssima. "Nem conseguia dormir."

E para quem pensa que a primeira opção de faculdade para o atleta é a educação física, se engana. "Eu quero ser engenheiro. Quero fazer engenharia elétrica. Preciso garantir a vida. Viver do esporte é complicado". Mas para realizar este sonho precisa conseguir uma bolsa de estudos. "É muito caro, mas não consigo imaginar minha vida sem uma faculdade".