UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Naiane Fragoso Pereira

Data e local de nascimento:
05/07/1983, em Santa Maria (RS)

Peso/Altura:
62 kg / 1,70 m

Residência:
Caxias do Sul (RS)

Categorias:
K-2 e K-4

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan-2007:
6º lugar no K-1 500 m, 5º lugar no K-2 500 m, não terminou a final do K-2 500 m

Naiane Pereira

No Rio de Janeiro, Naiane Pereira disputou três finais, mas não conseguiu nenhuma medalha. No K-1 500 m, terminou na sexta colocação. No K-4 500 m, ao lado de Luana Rech, Ariela Pintoe Daniela Alvarez, ela ficou em 5º lugar.

O resultado mais frustrante, no entanto, ocorreu no K-2. Competindo ao lado de Ariane Pinto, Naiane não conseguiu nem competir, pois o barco das duas virou antes da largada.

"No momento que soube da convocação fiquei muito feliz. Era meu sonho, não tinha outro objetivo. Era aquele momento que eu mais queria viver. Sempre desejei defender as cores do nosso Brasil". Depois de desistir da canoagem duas vezes, foi com esta frase que Naiane Pereira explicou o que sentiu no momento que soube que estava convocada para o Pan.

E para chegar a seleção, ela passou por muitas dificuldades. "Em 2000, quando comecei na canoagem, acabei me desiludindo com o esporte. Sou filha de pais separados, morava com meus irmãos. Tinha que cuidar da casa, estudar. O treino dava uns 50 minutos da minha casa, precisava ir andando", comenta a atleta. "Desiludi, não via futuro".

Naiane deu suas primeiras remadas na sua cidade natal, Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Por curiosidade, ingressou em um projeto social de Caxias do Sul. "Quando parei de treinar, o presidente do projeto foi em casa. Ele foi explicar que tinha assinado um novo projeto, que poderíamos competir mais, com melhores condições".

A atleta voltou ao projeto, que durante 2001 funcionou com uma parceria entre a prefeitura e um clube local. "Com esta parceria, tínhamos um treinador. Foi a hora que vi que poderia vencer, não poderia mais desistir". Mas neste mesmo ano o projeto foi suspenso, e Naiane novamente desistiu. "E foi neste momento que vi que poderia me superar. Todos os jovens do projeto se uniram. Revezávamos-nos nos treinos, e crescemos na crise".

Em 2003, Naiane soube da existência de uma seletiva em Curitiba para integrar a seleção permanente. Ficou com e terceiro melhor tempo e com a vaga. Em janeiro de 2004 se apresentou para a seleção e começou a treinar para o Pan com toda a equipe. "Nunca se fez tanto pela canoagem feminina no Brasil", comenta a atleta, que além de treinar diariamente, cursa faculdade de educação física.

Em 2006, Naiane foi eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como melhor atleta da canoagem velocidade. Desde 2004 a atleta conquistou 20 medalhas no Campeonato Brasileiro de Velocidade, sendo 14 de ouro, foi 12 vezes campeã sul-americana, conquistou três títulos no Pan-Americano da modalidade e foi a sétima colocada no Mundial de canoagem velocidade na embarcação K-4.