UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Edson Isaías da Silva

Data e local de nascimento:
25/03/1982, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
72 kg / 1,70 m

Residência:
Caxias do Sul (RS)

Categorias:
K-4 1000 m e K-1 500 m

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan do Rio:
Medalha de ouro no K-4 1000 m
medalha de bronze no K-1 500 m

Edson Silva

Edson Silva foi um dos integrantes da equipe brasileira que conquistou a medalha de ouro na categoria K-4. Ao lado De Sebastian Cuattrin, Guto Campos, E Roberto Maheler, ele marcou 3min04s145 para ficar com o título.

Na categoria, K-1 500 m, ele ficou com a medalha de bronze ao terminar a prova em 1min47s696. "Esta medalha estava engasgada na minha garganta. Em Santo Domingo, eu fui cortado pouco antes das competições e vi os caras ganhando a medalha que era para ser minha. Por isso, eu queria ganhar duas medalhas aqui, uma por este Pan e outra pelo de 2003", desabafou o brasileiro após a prova.

Edinho foi para o Pan de Santo Domingo, mas acabou na reserva. "Pensei em desistir do esporte. Foi muito bom, mas foi muito triste. Todos ganharam medalhas e o único que não competiu fui eu", comenta Edson Isaías da Silva, que aos 25 anos teve mais uma oportunidade de participar do Pan.

Em Santo Domingo-2003, a equipe masculina de canoagem faturou medalhas nas três categorias, levando ainda o único ouro da história do esporte. Edinho, como é chamado pelos colegas, nem teve a oportunidade de cair na água.

Hoje concilia os treinos da seleção com a faculdade de educação física. "Mas depois que me formar quero fazer hotelaria e turismo", comenta o atleta, que sempre teve o apoio dos pais. "Sem eles não estaria aqui", explica.

Ele começou na canoagem em Guaíba, no Rio Grande do Sul, aos 16 anos. Conheceu o esporte através de amigos. "Achei muito bom. Mas no começo foi difícil porque não sabia nadar. E meus pais tinham medo por causa disso. Mas aprendi e comecei a participar de campeonatos", explica.


Em 1996 ganhou seu primeiro campeonato. No ano de 2000, Álvaro Koslowsky, hoje técnico da seleção feminina de canoagem, montou a primeira equipe gaúcha e chamou Edson para participar. Dentre os principais campeonatos, o Pan-Americano de Santo Domingo. No ano passado, conquistou uma vaga para integrar a seleção permanente da modalidade. E foi nas seletivas de maio de 2007, que Edinho conquistou sua vaga para os Jogos do Rio.