UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Ariela Pinto

Data e local de nascimento:
03/03/1982, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
62 kg / 1,65 m

Residência:
São Paulo (SP)

Categorias:
K-2 e K-4

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan-2007:
5º lugar no K-4 500 m, não terminou a final do K-2 500 m

Ariela Pinto

Ao lado de Luana Rech, Naiane Pereira e Daniela Alvarez, Ariela Sales terminou na quinta colocação do K-4 500 m, com o tempo de 1min44s022. O desempenho mais frustrante, no entanto, se deu no K-2 500m. Ao lado de Naiane Pereira, ela nem conseguiu largar, pois o barco em que as duas estavam virou antes do início da prova.

Ela se interessou pelo esporte aos 14 anos. Por curiosidade se inscreveu no colégio em que estudava para o projeto social Navega SP, na Universidade de São Paulo (USP). E por que a canoagem? "Ah... é um esporte diferente demais. Envolve água, rio, represa, mar... e velocidade".

Segundo Ariela, o projeto não envolvia só o social. "Ele ensinava a competir, ensinava a disciplina, o respeito. Não teria aprendido o que aprendi lá em outro lugar. Aprender com o esporte é diferente", explica. "Comecei a entender a vida".

"Foi o começo de tudo, agradeço muito ao primeiro treinador que tive, pelo apoio e incentivo. Hoje eu não sei como está, mas na época foi importante. Muita gente da minha geração começou em projeto social e foi ao Pan com a canoagem. É muito importante".

Depois de dez anos na canoagem e a participação do Pan de Santo Domingo, ela divide os treinos da seleção com a faculdade de educação física, que começou em 2003. "Estou fazendo devagar, mas de uma maneira séria".

Ariela é a atleta que está a mais tempo na seleção feminina. Sempre treinou com os meninos, mas em 2004 a Confederação Brasileira de canoagem (CBCa) montou uma seleção permanente das canoístas.

"Desde 2004 passou a ser tudo muito melhor. Foi muito bom. O principal é que temos um treinador exclusivo. Somos uma grande família", comenta a atleta, que mora em Caxias do Sul com o restante da equipe feminina. "E a proposta de unir o grupo foi o Pan. Estamos treinando visando os Jogos".

A maior dificuldade para Ariela é viver longe da família e dos amigos. "Mas é um novo ciclo que estamos vivendo. É um sonha muito grande. A minha grande expectativa agora é subir no pódio. Espero um ouro, mas sei que é difícil", comenta, sobre os Jogos do Rio.