UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Washington Luís da Silva

Data e local de nascimento:
05/02/1978, Diadema (SP)

Peso/Altura:
81 kg / 1,79 m

Residência:
Santo André (SP)

Categoria:
Meio-pesado (até 81 kg)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Rio-2007:
Eliminado na primeira rodada

Washington Silva

Um dos mais experientes do time, com um Pan e uma Olimpíada nas costas, Washington não teve o seu melhor desempenho no Rio. Foi eliminado na primeira rodada pelo norte-americano Christopher Downs por 12 a 5.

Washington tem uma das histórias mais inusitadas da seleção brasileira. Ele nasceu em Diadema, na grande São Paulo, mas deixou a cidade com dois anos, quando seus pais voltaram para a Bahia, para viver na cidade de Rio das Almas. Em 1997, ele resolveu voltar para a capital paulista, procurando emprego. Encontrou no Corinthians, um dos maiores clubes de cidade. Foi segurança e até gandula do clube. Ao mesmo tempo, começou a praticar boxe.

Em 1998, foi campeão da Forja dos Campeões, tradicional torneio para lutadores que nunca tinham subido ao ringue antes, vencendo todas os seus combates por nocaute. O título deu impulso à carreira. A partir de 2001, Washington chegou à seleção e começou a se preparar para as Olimpíadas de Atenas. Nessa época, o Corinthians teve um papel determinante em sua carreira. Ao invés de demitir o boxeador, que não poderia mais trabalhar todos os dias por causa dos treinos, o clube resolveu mantê-lo em seu quadro de funcionários, pagando seu salário, em uma espécie de patrocínio.

Este ano, ele disputou o seu segundo Pan-Americano. Em 2003, ele foi nocauteado pelo dominicano Argenis Casimiro com três quedas no terceiro assalto. Depois, Washington sofreu com uma contusão no Campeonato Brasileiro. Ele se recuperou apenas três semanas antes do Pré-Olímpico de Tijuana, em março de 2004.

Em Atenas, Washington foi o único que deu sorte no sorteio das chaves. O único problema foi que ele pegou o mais forte entre os possíveis adversários logo na estréia. Ele acabou derrotado por Ali Ismayilov, do Azerbaijão, e foi eliminado.

Além da fama nos ringues, o boxeador gosta de aprontar fora dele. Na época dos Jogos Olímpicos, a banda Marcha Lenta, de Cruz das Almas, fez uma homenagem ao quase baiano Washington. A música "Orgulho de ser campeão" dizia: "Chegou a hora que o baiano vai lutar/Aqui em Atenas é o Brasil que vai brilhar".

Em 2007, outra novidade do musical do boxeador festeiro. A canção "Em busca de uma medalha" foi composta pelos amigos Fabrício Salomão, Coronel e Márcio Arruda. "Pan, Pan, no Brasil inteiro agora todo mundo só quer ver o Pan" é um trecho do o hit cantado em ritmo de forró pela banda Sarapatel com Pimenta.