UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Robenilson Vieira de Jesus

Data e local de nascimento:
24/09/1987, em Salvador (BA)

Peso/Altura:
51 kg / 1,66 m

Residência:
Santo André (SP)

Categoria:
Mosca (até 51 kg)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Rio-2007:
Eliminado na primeira rodada

Robenilson Vieira

A campanha no Pan-Americano do Rio para Robenilson foi curta. Uma derrota apertada, por 16 a 14, para o venezuelano Guarecuco Bullet logo na primeira rodada.

Duas vezes campeão baiano, Robenilson começou a lutar em 2004 depois que alguns amigos o viram treinando, como uma brincadeira, na rua e o convidaram a lutar em uma academia.

Três anos mais tarde, ele conseguiu a classificação para os Jogos Pan-Americanos depois de vencer a Copa Éder Jofre, último torneio classificatório. Até 2006, o baiano era reserva do titular Giliard Paulino na seleção brasileira.

Com 19 anos, ele foi para São Paulo este ano para morar em Santo André, junto de toda a equipe nacional. Mas não esconde a saudade da terra natal. "Na Bahia é melhor de treinar. Tem mais técnico. É menos corrido", conta Robenilson, com corpo franzino e com uma fala bem característica do Nordeste.

Na preparação para o Pan, o pugilista teve uma boa experiência no Torneio Internacional Boxam-Galicia, na Espanha. Ele chegou às finais e perdeu para o espanhol Cristian Torres por 21 a 16, conseguindo a medalha de prata.