UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Pedro Álvaro Santos de Lima

Data e local de nascimento:
29/06/83, em Riachão do Jacuípe (BA)

Peso/Altura:
69 kg / 1,79 m

Residência:
Salvador (BA)

Categoria:
Médio-médio (até 69 kg)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Pedro Lima

Ele foi o único pugilista brasileiro que afirmou que iria para o Pan buscar o ouro. E conseguiu em uma luta emocionante. Escolhido o melhor atleta do boxe pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2006, Pedro Lima derrotou, nos últimos 10 segundos, Demetrius Andrade, norte-americano de ascendência cabo-verdiana, e conquistou a primeira medalha de ouro para o boxe do país desde 1963.

Antes de competir no Rio ele chegou a afirmar: "É chegar lá e trazer essa medalha de ouro. Ainda mais eu, né. Que as pessoas estão esperando", afirma. Apesar da aparente pressão, o boxeador se dizia tranqüilo e explica que seria pior se os Jogos fossem realizados em Belém ou em Salvador. "Vixi, se fosse em Salvador ou em Belém, a torcida seria demais", afirma Lima, em referência à tradição do esporte das cidades do Nordeste e do Norte.

Atualmente, ele treina em Salvador depois de algumas temporadas intercaladas em Santo André desde quando entrou na seleção, em 2004. O início no boxe foi bem antes. Aos 16 anos, Lima era vendedor de chocolate na rua.

"Eu era um pouco gordo porque eu comia muita besteira na rua. Comecei a treinar e estudar quando uma mulher de um boxeador me convidou para treinar na academia", conta.

Depois disso, Pedro Lima não parou mais. Foram três conquistas de Campeonatos Brasileiros (2003, 2005 e 2006) e, em 2007, ele foi bronze no Torneio Boxam-Galícia, da Espanha.

Mesmo com tanto destaque e a medalha de ouro no Pan, o boxeador não pensa em se profissionalizar tão cedo.