UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Myke Michel Ribeiro de Carvalho

Data e local de nascimento:
28/10/1983, Belém (PA)

Peso/Altura:
64 kg / 1,80 m

Residência:
Santo André (SP)

Categoria:
Meio-médio ligeiro (até 64 kg)

Participações no Pan:
Rio-2007

Participações no Pan:
Medalha de bronze

Myke Carvalho

Com 23 anos, Myke era um dos favoritos para uma medalha no Pan e deu certo. Passou fácil pelo venezuelano Jonny Sanchez por 19 a 4, perdeu a semifinal e ficou com o bronze.

Para o paraense, o trunfo brasileiro no Pan está do lado de fora. "Espero que as pessoas venham nos ver, venham torcer, porque é difícil ver o interesse do público e isso faz muita diferença", anseia. "Ouvir as pessoas gritando e incentivando dá mais ânimo", afirmou ele.

Vindo de uma família de lutadores de Belém do Pará - seu tio, Dalgírio Ribeiro, foi profissional-, ele começou a praticar boxe em 1994, por influência de seus primos. Aos 15, Myke Carvalho subiu ao ringue pela primeira vez e aos 16 já treinava com a seleção. Aos 21, foi disputar sua primeira Olimpíada, a de Atenas.

A ascensão meteórica de Myke na seleção brasileira foi traçada em Cuba, em um estágio da equipe logo após o Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003. Ele e Alessandro Matos, um dos melhores da equipe nacional na época, chegaram à ilha do Caribe como concorrentes na vaga dos leves para Atenas. A solução foi colocá-los frente a frente no ringue. Myke venceu e fez Alessandro mudar de categoria.

Em 2004, nos Jogos Olímpicos, Myke foi mais um dos boxeadores brasileiros que perdeu na primeira rodada. Ele foi eliminado pelo porto-riquenho Alexander de Jesus, por 39 a 24. "Fiquei deslumbrado com a quantidade de pessoas, o tamanho daquilo tudo. Subi no ringue e minhas pernas não paravam de tremer", confessou.