UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
James Dean Pereira

Data e local de nascimento:
19/07/1983, Belém (PA)

Peso/Altura:
54 kg/ 1,69 m

Residência:
Santo André (SP)

Categoria:
Mosca (até 54 kg)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de bronze

James Dean

Quando criança, em Belém do Pará, James Dean pegou o gosto da luta pela televisão. Assistindo aos seguidos nocautes que o ex-campeão mundial dos pesos-pesados Mike Tyson proporcionava nos rivais, James ficou vidrado com os golpes fulminantes e descobriu o que iria fazer da vida.

Apesar do reconhecimento como pugilista, ele chama a atenção pelo seu nome. Esta fama, James prefere rechaçar. Admite que só depois de crescido foi se interar do homônimo famoso. "Assisti aos filmes dele, mas ele gostava de carros", conta. "Já eu só gosto mesmo de lutar." Carreiras à parte, o lutador encontra ao menos uma grande semelhança com o astro norte-americano. "Ele era um cara que gostava de curtir a vida, e isso nós temos em comum. Posso até ter aprendido dele", brinca.

Apesar de ser quase o único da seleção que esteve no Pan de 2003 (o meio pesado Washington Silva também esteve lá), o boxeador conseguiu sua vaga no Rio no limite da convocação. Com uma contusão no ombro, ele era reserva Helder Oliveira até um mês antes do pronunciamento da comissão técnica. Mas garantiu a vaga na categoria mosca, a mesma que o levou ao bronze em Santo Domingo. Foi o bronze também que ele teve no Rio. Chegou à semifinal, mas perdeu para o mexicano Cuadras Quiroga, que ficaria com o ouro.

A decisão foi controversa. Machucado, ele havia lutado uma vez apenas contra Helder em 2007. E havia perdido. Como todas as outras categorias, houve mais de uma luta entre os postulantes à vaga, a Confederação Brasileira de Boxe decidiu promover um novo combate. James venceu Helder em maio e ganhou o voto de confiança da maioria dos técnicos para ir ao Pan do Rio.

Para James, os Jogos do Rio representam a chance de superar a conquista do passado e se firmar no caminho das Olimpíadas de Pequim. Mas o sonho dele não está no pódio deste ano ou do ano que vem. As vitórias têm um objetivo maior: engrossar o currículo para conseguir passar do boxe amador para o profissional.