UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Everton Lopes

Data e local de nascimento:
08/08/1988, em Salvador (BA)

Peso/Altura:
60 kg/ 1,70 m

Residência:
Salvador (BA)

Categoria:
Leve (até 60 kg)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Rio-2007:
Medalha de prata

Everton Lopes

Em 2005, quando tinha apenas 16 anos, o baiano Everton Lopes teve a influência direta de Washington Silva (meio pesado até 81 kg) seu conterrâneo e parceiro de equipe Pan-Americano para seguir a carreira no boxe amador. O boxeador comentava com a mãe quando via o companheiro nos ringues: "Ano que vem eu estarei lá".

Menos tempo do que imaginava, ele já estava lutando por uma vaga na seleção brasileira, que tem sede Santo André, São Paulo. Logo conseguiu.

Atualmente, aos 18 anos, ele tinha os seus principais resultados no ano passado quando conseguiu o título de campeão brasileiro, a prata nos Jogos Sul-Americanos e um oitavo lugar no Campeonato Mundial.

Em maio deste ano, já como titular e em preparação para os Jogos Pan-Americanos do Rio, Everton conseguiu uma medalha de bronze no Torneio de Boxam-Galícia, na Espanha. Resultado esse que lhe deu moral para encarar os cubanos, tradicionais e fortíssimos concorrentes na sua categoria. E deu certo. Everton venceu três lutas e só foi parar na final contra o Ugas Yordenis, de Cuba, na final. Ficou com a medalha de prata e comemorou.

Lopes ainda levou sorte por não ter que enfrentar Mario César Kindelán Mesa, cubano que é bicampeão pan-americano (Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003) e olímpico (Sydney-2000 e Atenas-2004) e também tricampeão do leves no Campeonato Mundial de amadores. Mesa se aposentou em 2005, aos 34 anos, do boxe amador.