UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Davi Silva de Souza

Data e local de nascimento:
15/05/83, em Belém (PA)

Peso/Altura:
59 kg / 1,72 m

Residência:
Santo André (SP)

Categoria:
Pena (até 57 kg)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Rio-2007:
Medalha de bronze

Davi Souza

A participação de Davi Souza no Pan foi a mais polêmica da delegação brasileira de boxe. Ele perdeu na primeira luta para o peruano Carlos Zambrano, por apenas um ponto. Com um recurso, conseguiu no dia seguinte a vaga para as quartas-de-final. Conseguiu a vitória no tapetão, passou pelo mexicano Vargas Pelaez e chegou à semifinal. Nesta fase, perdeu para o porto-riquenho Cotto Roman e ficou com o bronze.

Para chegar ao Rio, ele também teve uma briga acirrada. O boxeador conseguiu sua classificação para os Jogos Pan-Americanos contra o reerva da seleção na categoria, Didimo Nascimento. O rival pela vaga chegou a vencer o titular na primeira das duas seletivas, o Torneio das Estrelas, em março, da seleção brasileira em 2007.

Na época, Davi se desculpava pela derrota (de 12 a 8) com uma contusão na mão. "Estou confiante em ir para o Rio", afirmava. E o fato se concretizou. O boxeador se tornou favorito pela vaga desde que Alex de Oliveira Santos, apontado como uma revelação na categoria pena resolveu se profissionalizar no final de janeiro. Depois disso, o paraense virou titular e manteve a posição até a confirmação pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Boxe.

O esporte que vai levá-lo ao Pan, entrentanto, não era o seu favorito até os 18 anos. O agora pugilista tinha esta idade quando treinava jiu jitsu com alguns amigos em Belém. Um deles o convidou para conhecer a academia de boxe de Ulisses Pereira, na capital paraense. Davi treinou gratuitamente por um tempo e logo se destacou.

Em 2004, logo após a Olimpíada de Atenas, ele veio para Santo André, local de treinamento da seleção brasileira. No ano seguinte, já seria campeão olímpico brasileiro. Ano passado repetiria o título.

Um ouro inédito deu confiança a Davi. Ele venceu o Torneio da Independência na República Dominicana e ganhou crédito.