UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
UOL Esporte

Nome completo:
Roseli Costa dos Santos

Data e local de nascimento:
14/10/1963, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
71kg / 1,72 m

Residência:
São Paulo (SP)

Participações em Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar na disputa individual e eliminada nas oitavas-de-final na disputa por equipes

Roseli Santos

Aos 43 anos, Roseli Santos disputarou seu primeiro Pan no Rio de Janeiro. A jogadora de boliche, que começou no esporte ao acompanhar uma amiga em um torneio amistoso entre empresas em 1995, logo tomou gosto pela modalidade. Depois de 12 anos como jogadora profissional de vôlei no clube Pinheiros, Roseli abandonou a carreira nas quadras e, aos 28 anos, passou a se dedicar pelo boliche.

"Foi um momento pessoal bastante difícil na minha vida. Meu primeiro casamento tinha acabado recentemente, e ia ao boliche para relaxar", conta.

Nas pistas ela conheceu o técnico de boliche Antônio Carlos Santos, o Toninho, com quem se casou e teve três filhos, Athur, Charles e Antônio Carlos. Seguindo os passos dos pais, Charles, de 20 anos, está atualmente na seleção brasileira júnior.

Os três treinam juntos no Recra, clube de Ribeirão Preto, no interior do Estado. Na rotina da mãe-atleta, Roseli se divide entre o boliche, os treinos físicos na academia, e os afazeres de casa. E esperava fazer da idade um trunfo em sua estréia na competição.

"Sou atleta de alguns anos e não ficarei nervosa. Já encontrei esse pessoal em outros torneios, minha expectativa é fazer o melhor, tudo o que estiver ao meu alcance. Meu sonho é a medalha inédita", comentou a atleta antes de competir no Rio. Não conseguiu. Terminou com um conturbado quarto lugar (em que o México ficou com o ouro) e uma eliminação nas oitavas-de-final.

Ela chegou a comparar seu desempenho com o de provas no exterior: "Jogo melhor lá fora do que aqui no Brasil. Acho que meu trabalho aparece mais do que no Brasil. Eu consigo me alinhar mais. Tenho grandes médias, melhores resultados do que aqui no meu país", contava a atleta.

Nos Jogos Sul-Americanos de 2006, disputados em Buenos Aires, Roseli foi prata em duplas com Jacque Costa - a 18 pinos da medalha de ouro, além de quarta colocada no individual geral.

No Torneio das Américas, em Miami, a atleta paulista também competiu ao lado de Jacque Costa, e ficou com o bronze nas duplas. "Acho que se nós tivéssemos mais oportunidades de jogar fora do país, poderíamos trazer belos resultados para o Brasil", aposta Roseli.