UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Hegemonia: o Pan não teve nenhum vencedor após a edição de Winnipeg-1967 que não fosse a seleção cubana. No geral, o time só ficou fora de dois pódios na história dos Jogos - Cidade do México-1955 e Chicago-1959
  • É vice!: grandes rivais dos cubanos, os Estados Unidos também só perderam dois pódios de Pan, em San Juan-1979 e Mar del Plata-1995. A diferença, porém, é que o país só obteve um ouro. Por outro lado, o time tem oito pratas.
  • Clube restrito: além de Cuba e Estados Unidos, apenas a Venezuela e a República Dominicana foram campeãs, respectivamente em Buenos Aires-1955 e Chicago-1959. A melhor colocação já obtida pela seleção brasileira foi o quarto lugar em Santo Domingo-2003.
  • A primeira vez: foi no beisebol que o Brasil estreou em esportes coletivos no Pan, com um resultado digno de festa - para os venezuelanos, que venceram por 22 a 1 nos Jogos de Buenos Aires-1951.
  • Rebatidas e esteróides: no Pan de Caracas-1983, a seleção norte-americana teve entre seus representantes o controverso Mark McGwire. O jogador, 15 anos depois, quebraria o recorde de "home-runs" da MLB (Major League Baseball), com 70 - marca depois superada por Barry Bonds em 2001. McGwire ainda tem a melhor média de "home-runs" por rebatida da liga, à frente do legendário Babe Ruth. Ao final da carreira, porém, viu sua reputação manchada em meio às seguidas denúncias do uso de substâncias proibidas entre diversos astros da modalidade.
  • Comandante: Fidel Castro foi rebatedor em seus tempos universitários; no poder, pensou em tentar alçar o futebol à condição de preferência nacional em iniciativa que não deu muito certo. Aceitou o beisebol, então, mas acabou com as ligas profissionais na ilha.
  • Esporte e política: No Pan de São Paulo-1963, o beisebol concentrou a tensão entre Estados Unidos e Cuba no primeiro encontro esportivo entre os dois país após uma grave crise política que por pouco não provocou uma nova Guerra Mundial. A torcida brasileira logo se decidiu pró-Cuba. Como o esporte não era muito famoso no Brasil, os torcedores tinham que ser avisados dos pontos antes de comemorar a favor dos cubanos.