UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Renan Issamu Sato

Data e local de nascimento:
09/11/1983, em Mogi das Cruzes (SP)

Peso/Altura:
1,77 m / 87 kg

Residência:
Japão

Posição:
Arremessador

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Renan Sato

O defensor interno Renan Sato divide seu dia em dois períodos. Pela manhã, trabalha em uma fábrica da Mitsubishi. À tarde, vai para o campo treinar pela equipe da montadora em uma liga semiprofissional no Japão.

Descoberto por um técnico universitário, no Brasil, em 2001, ele está no país há sete temporadas, tendo jogado em categorias amadoras até receber a oferta da Mitsubishi.

"Agora estou em um time de fábrica, recebendo para jogar também. Está mais difícil, pois tem muito mais cobrança", afirma. O brasileiro trabalha em um setor da empresa responsável pela produção de caminhões e ônibus, na qual atua na área administrativa.

Ele tem regularmente duas competições por temporada no time, mas conseguiu ser liberado da primeira, agora em junho, que rende classificação ao Campeonato Japonês.

No Pan, Renan teve a companhia do irmão mais velho, Reinaldo Sato, que atuou nos Jogos de Winnipeg-1999, e também esteve com a seleção brasileira no Rio de Janeiro. Os irmãos não puderam comemorar conquistas em 2007, pois o Brasil não levou nenhuma medalha.

Mesmo com o efêmero brilho na partida diante dos Estados Unidos, em que atuou de igual para igual na derrota por 7 a 5, o Brasil não teve boa campanha e ficou sem medalha. Além do revés diante dos americanos, a equipe perdeu da República Dominicana e ganhou da Nicarágua, a única vitória no Pan de 2007.