UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rafael Motooka de Oliveira

Data e local de nascimento:
18/04/1982, em Guarulhos (SP)

Peso/Altura:
1,78 m / 96 kg

Residência:
Guarulhos (SP)

Posição:
Receptor

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Rafael Motooka

Rafael é um dos receptores da seleção e carrega em seu currículo uma passagem de sete anos em ligas menores dos Estados Unidos, quando tinha vínculo com o Cincinnati Rapids, da MLB (Major League Baseball).

"A experiência é bem diferente, nada se compara jogar com profissionais. Isso te dá uma visão de jogo especial", afirma o brasileiro, que teve o compatriota e também integrante da seleção Tiago Magalhães como companheiro nos três primeiros três anos nos Estados Unidos.

Hoje, defendendo o Guarulhos em campeonatos nacionais, ainda pensa em retornar ao exterior, embora isso não seja uma obsessão. O Pan do Rio foi olhado como uma oportunidade para voltar a despertar o interesse de olheiros internacionais. Para a eventual segunda carreira, começou neste ano a faculdade de Educação Física.

O atleta disputou sua primeira edição dos Jogos e tinha confiança na conquista de uma medalha brasileira. No entanto, a seleção teve má campanha e não chegou ao pódio. Apesar de ter dado trabalho aos EUA na primeira fase, com derrota por 7 a 5, os brasileiros tiveram duas derrotas (República Dominicana e Estados Unidos) e apenas uma vitória (Nicarágua).