UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Márcio Sakane

Data e local de nascimento:
25/10/1982, em Itaporã (MS)

Peso/Altura:
1,72 m / 72 kg

Residência:
Itaporã (MS)

Posição:
Arremessador

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Márcio Sakane

Oito anos já se passaram desde a estréia de Márcio Sakane nos Jogos Pan-Americanos como o atleta mais novo a vestir a camisa da seleção brasileira naquela competição, aos 16 anos, em Winnipeg-99. "Eu não tinha experiência nenhuma na turma da adulta."

No Rio de Janeiro, em 2007, ele chegou como um "veterano" de 24 anos, tendo participado da edição de Santo Domingo-2003, além de 99. "A gente convive há bastante tempo na equipe. Desde 1999 é praticamente a mesma turma na seleção. Os jogadores subiram um pouco mais de nível. Nossa seleção está melhorando muito."

Márcio testemunhou uma grande mudança na seleção na temporada de Winnipeg, quando a equipe enfim deixou os tacos de alumínio para trás e passou a treinar com os de madeira, algo essencial para a vida dos rebatedores brasileiros. "Faz muita diferença para eles. E todo time precisa de um ataque eficiente."

Se a seleção está com melhores pernas, o beisebol nacional também vai melhorando aos poucos. Mas não no ritmo suficiente para fazer da modalidade algo integral para Sakane, que jogou por dois anos em uma liga semiprofissional no Japão. "Lá eu vivia apenas disso, era a vida que eu sempre tentei - e consegui uma vez", recorda. "Agora fica meio difícil, não posso me dedicar apenas a isso."

O atleta trabalha em uma produção de cogumelos em Itapecerica da Serra, administrada pelo parceiro da seleção Evaldo Yamaoka. A faculdade de administração de empresas ele trancou em 2005. No Pan de 2007, Sakane integrou a equipe que não teve boa campanha, com duas derrotas (Estados Unidos e República Dominicana) e somente a vitória sobre a Nicarágua, sem nenhum conquista de medalha.