UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marcelo Okuyama

Data e local de nascimento:
12/02/1981, em São Roque (SP)

Peso/Altura:
1,73 m / 90 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Defensor interno

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Marcelo Okuyama

Marcelo Okuyama seguiu os passos de seu irmão velho e foi mais longe. O defensor interno da seleção brasileira entrou pela primeira vez em um campo de beisebol aos 4 anos de idade, acompanhando os jogos de Hilton, que hoje trabalha (quase) no meio esportivo, na área de telecomunicações do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

"Comecei a gostar assim. Eu e meus pais íamos a todos os jogos dele. Eu o via colocar o uniforme e queria o meu também, até virar mascote do time", relembra. "Ele segue com uma paixão pelo esporte, mas parou. Aos 12 anos eu peguei minha primeira seleção brasileira."

O paulista de São Roque só não consegue se dedicar ao beisebol de modo integral. Trabalha há dois anos como vendedor de uma fábrica de caixas de papelão, depois de ter trancado a matrícula em faculdade de engenharia elétrica.

"A gente tenta conciliar as duas coisas, como o beisebol aqui não é profissional. Você tem de tirar do bolso para treinar e às vezes tem ajuda de custo", afirma. "É como se fosse uma forma de lazer. Os meus amigos são todos do esporte."

Depois da quarta colocação em Santo Domingo, Okuyama não conseguiu ajudar a seleção a melhorar a posição nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Apesar de ter dado trabalho aos EUA na primeira fase, com derrota por 7 a 5, os brasileiros tiveram duas derrotas (República Dominicana e Estados Unidos) e apenas uma vitória (Nicarágua) e não levaram medalha.