UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Kleber Tomita Ojima

Data e local de nascimento:
04/12/1976, em Campinas (SP)

Peso/Altura:
74 kg / 1,74 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Arremessador

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Kleber Ojima

Kleber Ojima é um dos destaques da seleção, tendo no currículo uma escolha para o "all-star team" do Mundial de 2003, quando o Brasil cumpriu sua melhor campanha, em Cuba.

Neste torneio, sua melhor atuação foi contra os donos da casa em duelo nas oitavas-de-final. Na ocasião, os brasileiros venciam por 2 a 1 até o último "inning", mas sofreram a virada em desfecho que fez o arremessador sair chorando de campo.

"Nós fizemos bons jogos lá. Essa partida foi bem tensa, com muita pressão em cima deles. Estava tudo contra a gente, mas havíamos trazido isso para um lado positivo. Mas a experiência prevaleceu", lembra.

Graças a essa boa campanha, o paulista conseguiu ingressar em 2004 no beisebol profissional de Taiwan. Ele é um dos três estrangeiros de sua equipe, de acordo com o limite imposto pela liga do país asiático, que tem seis times.

Em sua primeira temporada no exterior, porém, o atleta teve uma lesão no ombro direito, que o afastou dos campos por cerca de um ano e meio - retornou em 2006. Formado em Fisioterapia, com especialização em esporte, Kleber começou na modalidade aos oito anos, depois de acompanhar muitos treinos jogos de seu pai, quando este já estava na categoria de veteranos.

Para participar do Pan de 2007, seu terceiro na carreira, Kleber conseguiu ser liberado, mas o Brasil não teve boa campanha. Apesar de ter dado trabalho aos EUA na primeira fase, com derrota por 7 a 5, os brasileiros tiveram duas derrotas (República Dominicana e Estados Unidos) e apenas uma vitória (Nicarágua).