UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Gilmar Henrique Pereira

Data e local de nascimento:
17/06/1988, em Santa Cecilia do Pavão (PR)

Peso/Altura:
1,88 m / 103 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Arremessador

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Gilmar Pereira

Apesar de ter sido o caçula da seleção brasileira, com 19 anos, Gilmar estreou no Pan-2007 com um currículo respeitável. No fim daquele ano, o atleta iria completar a terceira temporada de contrato com o Philadelphia Phillies, um dos integrantes da bilionária MLB (Major League Baseball) norte-americana.

Ele é apenas mais um caso de uma exportação que vem se intensificando, à medida que o Brasil vai obtendo melhores resultados em competições internacionais. "Por ano, vão uns cinco jogadores para fora, no mínimo. Nos últimos dois anos, muitos olheiros têm vindo ao Brasil. Está virando rotina."

O jogador, porém, não participa do elenco principal da equipe que está no principal campeonato do mundo. "Estou com eles há dois anos, mas nos times de base. Meu contrato se encerra nesse ano."

Sua intenção é seguir na equipe. Se não for mantido, pretende "jogar onde quer que seja", desde que mantendo sua vida exclusivamente voltada para o esporte. "Vivo do beisebol. Estudo apenas para levar", conta o aluno, que está no terceiro ano do ensino fundamental. Isto é, voltar já ao Brasil ainda não está entre seus objetivos. O beisebol japonês pode ser uma opção, já que passou três anos lá atuando em competições escolares.

Gilmar estreou na seleção adulta aos 16 anos e teve, no grupo brasileiro do Pan, um companheiro 18 anos mais velho - o arremessador Fernando Oda. Gilmar participou da razoável campanha brasileira no Rio de Janeiro. Apesar de ter dado trabalho aos EUA na primeira fase, com derrota por 7 a 5, os brasileiros tiveram duas derrotas (República Dominicana e Estados Unidos) e apenas uma vitória (Nicarágua).