Data e local de nascimento:
05/09/1970, em São Paulo (SP)
Peso/Altura:
1,70 m / 74 kg
Residência:
São Paulo (SP)
Posição:
Arremessador
Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007
Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase
Fernando Oda
Como boa parte da seleção, Fernando Oda reparte seu tempo entre o cotidiano de atleta e outro trabalho. A diferença é que sua segunda atividade também é ligada à modalidade.
O arremessador é o técnico da Coopercotia, clube regular nas competições pelo país. Em 2007, ano do Pan do Rio, porém, a orientação do time paulista ficou em segundo plano. "Meus auxiliares, nesse semestre, trabalharam um pouco mais", brinca.
Apesar dos 36 anos, Oda não chegou a ser o mais experiente do grupo que foi ao Rio. Antes do Pan no Brasil, ele havia disputado apenas o Pan de Santo Domingo-2003, tendo iniciado sua carreira integral no basquete apenas em 1999.
"Trabalhava em um restaurante até 1997 e jogava apenas de modo amador. Fiz alguns intercâmbios com Japão e Cuba e só em 99 comecei a me dedicar para valer", afirma. "Mas estou no beisebol desde os oito anos de uma certa forma."
E foi uma adaptação rápida. Em 2000, o arremessador já acompanhava a seleção brasileira. "O que posso falar é que tem de ralar bastante."
No Pan, Oda foi companheiro de Gilmar Pereira no grupo dos arremessadores. De um para o outro, há uma diferença de 18 anos. "O pessoal fala que ele tem idade para ser meu filho", diz. "Os mais jovens têm muito respeito por nós. E a gente tem de assumir a liderança", completa o técnico-jogador.
Apesar de ter dado trabalho aos EUA na primeira fase, com derrota por 7 a 5, os brasileiros tiveram campanha fraca no Pan-2007, com duas derrotas (República Dominicana e Estados Unidos) e apenas uma vitória (Nicarágua).