UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Tri inédito: o ala-armador Marcelinho Machado pode se tornar o primeiro brasileiro tricampeão na história do basquete nos Jogos. Apenas ele e o armador Demétrius estiveram presentes nas conquistas de Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003; ainda em atividade no Rio Claro, Demétrius não foi incluído na lista para os Jogos no Rio.
  • Aqui, não: a geração masculina bicampeã mundial em 1959 e 1963 não conseguiu superar os Estados Unidos nas edições destes dois anos. O primeiro ouro brasileiro no basquete saiu em 1971, em dose dupla, com homens e mulheres triunfando em Cáli.
  • Futura lenda: o basquete masculino dos Estados Unidos contou com uma futura lenda da NBA em na campanha dourada no Pan de Chicago-59: Jerry West brilhou no Los Angeles Lakers e emprestou sua silhueta para o logo da liga profissional norte-americana. Outro craque era o ala-armador Oscar Robertson, campeão profissional com o Milwaukee Bucks em 1971 ao lado de Kareen Abdul-Jabbar.
  • King size: o basquete do Brasil sofreu com as acomodações da Vila Olímpica de Winnipeg em 1967. O grandalhão Emil Rached, de 2,26 m, era um dos que não conseguia dormir nos beliches. Ele deitava em dois colchões esticados no chão.
  • Microfone: Simone ficou no banco e viu o Brasil, jogando em casa, levar o bronze no Mundial de 1971. No mesmo ano, ela acabou cortada para o Pan de Cáli, no qual o Brasil ficou com o ouro. Anos depois a jogadora do São Caetano entraria para a carreira artística e se tornaria uma das cantoras mais famosas da MPB nos anos 70 e 80.
  • Welcome: a seleção brasileira conquistou o ouro no Pan de Indianápolis em 1987 depois de impor aos Estados Unidos a primeira derrota dos anfitriões em solo norte-americano na modalidade.