UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Guilherme Frantz Teichmann

Data e local de nascimento:
03/09/1983, em Concórdia (SC)

Peso/Altura:
2,04 m / 100 kg

Residência:
Limeira (SP)

Posição:
Pivô

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Teichmann

Teichmann chegou no Pan como uma figura misteriosa para muitos fãs do basquete brasileiro. Formado formou no basquete universitário norte-americano e retornou ao país há três temporadas e poucos conhecem suas habilidades.

Ao final do Pan, ele continuou misterioso, mas terminou com uma medalha de ouro. Foram poucas suas atuações nos Jogos. Marcou apenas dois pontos e pegou dois rebotes, mas não deixou de ser elogiado pelo técnico Lula Ferreira. Sua versatilidade e seu tamanho e envergadura para jogar na posição 3 (que estão de acordo com o padrão internacional hoje exigido) continua sendo objeto de admiração.

De acordo com o próprio técnico: "O Teichmann não teve muitas oportunidades, porque ainda é um jogador que estamos trabalhando. Mas quando entrou por mais tempo em quadra, na partida contra o Canadá, ele foi muito bem e mostrou que é jogador de seleção". De fato, o catarinense tem fundamentos sólidos, mas não é espetacular em nenhum deles. No final, funciona um jogador que dê “liga” para uma equipe.

Do elenco que disputou o Pan, foi o atleta com menos experiência na seleção. Em 2006, estava cotado para participar no Sul-Americano de Caracas, mas uma lesão nas costas o afastou do grupo que iria conquistar o título.

Concorreu diretamente com Marcus Vinícius por tempo de quadra na seleção. Mas esse espaço em quadra só deve vir realmente em jogos mais fáceis para a equipe, já que Marquinhos e Marcelinho dominaram as ações no perímetro.