UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Marcelo Magalhães Machado

Data e local de nascimento:
12/04/1975, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
2,00 m / 88 kg

Residência:
Kaunas (Lituânia)

Posição:
Ala-armador

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Marcelinho Machado

Campeão em Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio Janeiro-2007, o ala-armador conquistou seu terceiro ouro seguido, um feito inédito na modalidade. E Machado apresentou uma técnica impecável. Foi o cestinha do time, junto com Murilo, com 15,2 pontos por jogo.

Marcelinho foi como o jogador mais experiente da seleção. E também o mais controverso, dada sua aptidão para o arremesso de longa distância. No Pré-Olímpico de 2003 e no Mundial do ano passado, ele foi duramente criticado pela insistência nos tiros de três pontos. Essa habilidade, porém, também já salvou a equipe em algumas ocasiões.

Além do bom arremesso (quando não forçado), o atleta é um bom passador e chegou a jogar como armador no início de sua carreira. Por sua altura, também consegue ser efetivo no rebote para um jogador de sua posição.

Depois de brilhar na Copa América de 2005, quando foi eleito o MVP do torneio na República Dominicana, Machado não teve bom desempenho no Mundial, mas ainda assim recebeu proposta do Zalgiris Kaunas, da Lituânia, onde foi campeão nacional.

Ídolo carioca, o atleta já defendeu Botafogo e Fluminense em época de ginásio cheio no Rio. Na sua volta ao Rio, ele foi um dos destaques do time. Saiu como ídolo da torcida e do técnico Lula: "Marcelinho mostrou que está mais maduro, que arranjou meios de contribuir em tudo, como rebotes e assistências. Também foi nosso melhor ladrão de bolas (3,6 por jogo), o que mostra que se dedicou à defesa".