UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Janeth dos Santos Arcain

Data e local de nascimento:
11/04/1969, em Carapicuíba (SP)

Peso/Altura:
65 kg / 1,82 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Ala

Participações no Pan:
Indianápolis-1987, Havana-1991 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata

Janeth

Os Jogos do Rio marcaram, com uma medalha de prata, a despedida de Janeth da seleção brasileira, depois de 20 anos de uma das principais trajetórias do basquete nacional. E seu final foi com uma derrota para os Estaods Unidos, na disputa pelo ouro Pan-Americano. Mesmo assim Janeth não deixou a peteca cair e saiu de quadra cantando um sucesso de Roberto Carlos: "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi".

Vice-campeã em Indianápolis-1987 e campeã Havana-1991, quando era a coadjuvante da dupla Paula-Hortência, a veterana chegou ao seu terceiro Pan ainda com um alto nível de basquete e agora como líder da equipe.

Naturalmente, como mostrou o Mundial do ano passado, não teve a mesma capacidade de decisão com regularidade que apresentava na conquista do bronze olímpico em Sydney-2000 – um de seus tantos feitos, como o título mundial de 1994 e a prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996.

Porém, manifestou uma sólida e rara combinação de rebote, passe e pontuação. Combinação que a permitiu se adaptar tão bem a diversas situações e estilos de jogo. Por isso, pôde suceder tanto como ‘operária’ e estrela em quadra.

Essa característica também foi fundamental para seu sucesso nos Estados Unidos, onde ganhou quatro títulos pelo Houston Comets e foi eleita para um “All-Star Game” e também apontada como a jogadora que mais evoluiu de uma campanha para a outra em 2001 (quando tinha 32 anos).

Janeth, que sustenta um centro de formação para jovens em Santo André, tem a segunda melhor média de pontos da seleção, com 17,6 por partida, ficando apenas atrás de Hortência. Com 535 pontos, ela também é a maior cestinha das Olimpíadas (disputou quatro).