Data e local de nascimento:
08/07/1983, em Goiânia (GO)
Peso/Altura:
91 kg / 2,02 m
Residência:
Catanduva (SP)
Posição:
Pivô
Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de Prata
Ísis
A grandalhona é a jogadora mais alta da seleção brasileira em muito tempo. E sua altura, os cabelos loiros e o carisma fizeram com que ela caísse na graça do público do Pan-2007. Apelidada de Xuxa, a atleta disse que ficou envergonhada no momento em que a torcida começou a gritar "Aaah, Xuxa é melhor que Oscar" (no mesmo ritmo dos flamenguistas para Obina e Eto'o), mas logo passou.
Apesar de não ser mais uma juvenil, a pivô ainda é um projeto. Mas um projeto que merece ser avaliado de perto. Aos 15 anos, ela tinha ‘só’ 1,90 m e entrou na mira de um certo treinador chamado Bernardinho. Seu esporte, sim, era o vôlei. Dedicou-se por quatro anos a cortadas e bloqueios até que desistiu da vida de atleta.
Pouco depois, foi convencida a voltar às quadras, mas com a cesta de basquete como alvo. O que resultou, obviamente, na falta de domínio completo de todos os fundamentos do jogo.
Na temporada passada, porém, ela mostrou evolução em Catanduva (onde pôde ficar bastante tempo em ação) e se tornou a primeira jogadora de um clube da NLB (Nossa Liga de Basquete) convocada.
Mesmo assim não foi muito utilizada por Barbosa. Para a tristeza da torcida, entrou poucas vezes. Mas Barbosa explicou o motivo com propriedade "Ela é uma jogadora ainda muito verde, tem de ir com calma". Verde ou não, Ísis evoluiu muito e agora já pode dizer que tem uma medalha de prata no currículo.