UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Caio Aparecido da Silveira Torres

Data e local de nascimento:
03/06/1987, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
2,11 m / 130 kg

Residência:
Madri (Espanha)

Posição:
Pivô

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Caio Torres

Jogador mais alto da seleção, único pivô tradicional do elenco, Caio teve a missão de trombar com os jogadores mais pesados dos adversários. Apesar da pouca idade, tem rodagem e confiança para isso. Ficou com a medalha de ouro, porém foi pouco utilizado. Mesmo assim, fez um ótimo revezamento com João Paulo e marcou uma média de 4,2 pontos por jogo como o pivô reserva.

Caio foi um dos produtos mais comentados das categorias de base do país nos últimos anos. Houve um verdadeiro leilão por seus serviços na Europa, e o Estudiantes, clube tradicional no desenvolvimento de jovens jogadores levou a melhor.

Três anos depois de ter cruzado o Atlântico, Caio desfrutou na última liga espanhola a experiência de ser titular em um dos campeonatos mais competitivos do mundo. Foi uma maneira encontrada pela comissão técnica da equipe para acelerar seu progresso.

Ele terminou a temporada com média de 11 minutos e 4,3 pontos e 2,3 rebotes. São números modestos, mas significativos para um jogador de sua idade – são poucos os atletas nessa faixa de idade a obter tempo de quadra no campeonato.

Caio tem baixa impulsão e pouca explosão. Mas compensa a limitação atlética com um variado arsenal de movimentos de pivô e com sua larga envergadura – que facilita o arremesso de “gancho”. Na defesa, ainda precisa de mais paciência, para não ceder sua posição com facilidade e acumular faltas.