UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Adriana Moisés Pinto

Data e local de nascimento:
06/12/1978, em Franca (SP)

Peso/Altura:
63 kg / 1,68 m

Residência:
Chicago (Estados Unidos)

Posição:
Armadora

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata

Adrianinha

Pouco aproveitada durante a temporada, Adrianinha largou o Phoenix Mercury e a WNBA para jogar o seu terceiro Pan-Americano, o que foi uma tremenda notícia para o técnico Barbosa. E Adrianinha fez um trabalho excelente na conquista pela prata. Depois da aposentadoria da veterana Helen, sobrou para a enérgica a missão de conduzir a equipe em tempo integral dentro de quadra.

Antes da confirmação da armadora, o treinador teria de improvisar na armação com as novatas Karen e Palmira – já que a veterana Helen se aposentou da seleção após o Mundial do ano passado. Mas com ela, o trabalho ficou um pouco mais facilitado. E Barbosa não se negou em dar liberdade para Adrianinha jogar: "O [técnico Antônio Carlos] Barbosa sempre me deu liberdade para atuar do jeito que gosto", afirmou a jogadora. "E agora o time depende um pouco mais de mim.", afirmou durante os Jogos.

Adrianinha conseguiu trazer experiência à condução ofensiva e controle de jogo. Porém, sem a presença de Helen ao seu lado, ela teve de acrescentar um elemento pouco usual ao seu repertório, a cadência, o que pode apresentar um problema.

A jogadora brilha justamente quando está em quadra aberta, disparada para o contra-ataque, podendo abusar de sua velocidade para chegar à cesta. Uma característica que combinava muito bem com o estilo de meia-quadra de Helen. Mas nenhuma de suas reservas no Rio era uma armadora nata. E a seleção não pôde jogar sempre à base da correria.

De todo modo, a tarimba da jogadora – medalhista de bronze nas Olimpíadas de Sydney-2000, no Pan de Santo Domingo-2003 e prata no Rio-2007 - ajudou e muito na conquista do segundo lugar.